CAPIM GROSSO (BA): Vacinação contra HPV aumenta no município, mas meta de 80% ainda está longe de ser alcançada

Segunda dose da vacina contra HPV, que protege contra o câncer do colo do útero, está disponível nos postos de saúde, de Capim Grosso

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O número de vacinações da segunda dose contra o HPV, em Capim Grosso, subiu. O município que antes registrava 13 por cento de vacinações na segunda dose, agora atinge 17 por cento das meninas de11 a 13 anos imunizadas. O número ainda é muito baixo em relação à meta do Ministério da Saúde, que é de 80 por cento. Apesar da pequena evolução no índice, a baixa adesão da vacina no município chama atenção do coordenador de Vigilância Epidemiológica, de Capim Grosso, Rangel Souza. Ele afirma que, a incidência de efeitos colaterais causados pela vacina em outros estados gera receio nas mães e adolescentes.
 
SONORA: Rangel Souza Rios, Coordenador de Vigilância Epidemiológica de Capim Grosso
 
“Eu acredito que, a baixa adesão seria característico daqueles casos que aconteceram de efeitos colaterais, onde as crianças tiveram efeitos colaterais muito graves e as mães ficaram receosas em levar as adolescentes aos postos de saúde. Eu considero a vacina muito eficaz, e com pouco risco de efeito colateral.”  
 
REPÓRTER: O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforça a importância da vacina e, que as famílias não devem dar ouvidos a boatos sobre as reações da vacina.
 
SONORA: Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde
 
“As famílias não podem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil e, nem em qualquer lugar do mundo. É muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem à segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e, cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos, em 2015, começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo de útero reduzida de maneira drástica em nosso país.”
REPÓRTER: Em Capim Grosso, nenhum acontecimento grave ocorreu por conta da reação da vacina. Diante disso, Rangel, reforça o convite, afirma que, a vacina é eficaz e pede para as jovens procurarem os postos de saúde.
 
SONORA: Rangel Souza Rios, Coordenador de Vigilância Epidemiológica de Capim Grosso
 
“Eu peço às mães que tomem a consciência que é uma vacina super segura. É uma vacina que vai prevenir sua filha de algo pior. As mães levem suas crianças, peçam as suas adolescentes para ir aos postos de saúde, pq é uma vacina 100 por cento eficaz, ela não causou nenhum efeito colateral aqui nas meninas de Capim Grosso. Então você procure os postos de saúde assim vocês estão promovendo saúde para as suas adolescentes.”
 
REPÓRTER: As vacinas, em segunda dose, estão disponíveis nos oito postos de saúde de Capim Grosso. O horário de funcionamento é das oito da manhã às cinco da tarde. Para tomar a vacina, a jovem deve levar a caderneta de vacinação ou algum documento de identificação.

Reportagem, Lucas Bolzan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.