CÂNDIDO RODRIGUES (SP): Vistorias para o combate ao Aedes aegypti atingiram todos os imóveis da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Cândido Rodrigues, os 982 imóveis do município já foram vistoriados pelos agentes de saúde que atuam no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Seis profissionais trabalham nas propriedades da cidade, que registra 89 notificações de dengue, com 65 casos confirmados. Não houve notificações de Zika e nem de chikungunya, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
 
A região do Centro tem o maior número de casos, segundo Ismael da Silva, enfermeiro da Estratégia da Família da Vigilância Epidemiológica. Ele lembra que a luta contra o mosquito é de toda a população e faz um apelo para que os moradores colaborem com a eliminação de possíveis criadouros.
 
SONORA: Ismael da Silva, enfermeiro da Estratégia da Família da Vigilância Epidemiológica
 
“Esse combate é um dever de todos. Tanto da população quanto da Secretaria Municipal de Saúde. Então, se todos colaborarem vistoriando seus quintais, não deixando água parada, o foco do mosquito Aedes aegypti diminuirá.”
 
REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é a de que todas as famílias escolham um dia da semana para fazer uma limpeza em casa. Deixar os agentes entrarem em casa para fazer a vistoria também é uma medida importante para proteger você e sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, como reforça o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito."

REPÓRTER: Em todo o estado de São Paulo, aproximadamente 40 mil agentes de saúde e de endemias visitam os imóveis paulistas para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em todo o país, são 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo.

Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Freire

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.