CANDEIAS (BA): Garotas de 11 a 13 anos devem tomar segunda dose da vacina contra o HPV

O município baiano de Candeias é um dos que não conseguiram bater a meta de vacinação contra o vírus HPV na segunda fase da campanha. A cidade não apresenta o pior resultado do estado, porém conseguiu imunizar apenas 22 por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Próximo da capital Salvador, o município baiano de Candeias é um dos que não conseguiram bater a meta de vacinação contra o vírus HPV na segunda fase da campanha. A cidade não apresenta o pior resultado do estado, porém conseguiu imunizar apenas 22 por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 75 por cento. O mesmo caso aconteceu em Sobradinho, município a menos de 80 quilômetros de Candeias. A cidade registrou que 20 por cento das adolescentes dentro da faixa etária de vacinação foram imunizadas. A vacina do HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer do colo do útero. Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde explica como funciona a dose no organismo.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch
 
"A vacina contra o HPV ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura".
 
REPÓRTER: Em Candeias existem 20 unidades básicas de saúde onde a vacina está sendo aplicada, já em Sobradinho são oito unidade de saúde que atendem as adolescentes. As meninas de 11 a 13 devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa com o cartão de vacinação e a carteira de identidade. Para se vacinar neste período de férias não é necessária a presença de um responsável.

 

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.