CANARANA (MT): Menos de 10 por cento de meninas entre 11 e 13 anos tomaram a segunda dose da vacina contra vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O vírus HPV, principal causador do câncer do colo do útero, pode ser prevenido. Meninas entre 11 e 13 anos aqui em Canarana devem tomar a segunda dose da vacina. O município começou aplicar a segunda dose da vacina em 2014, mas até o momento vacinou apenas oito por cento das adolescentes nessa faixa etária. A meta estabelecida pelo ministério da Saúde é imunizar pelo menos 75 por cento das meninas. A coordenadora de atenção básica aqui da cidade, Mariza de Quadros, explica que a vacina não causa efeitos colaterais. Ela lembra a importância do tratamento para as meninas.

 
SONORA: Mariza de Quadros
“A vacina ela é segura, o ministério da Saúde, o Organização Mundial da Saúde que avalia eles mesmos estão divulgando que a vacina é extremamente  segura, se os pais tiverem alguma dúvida, procurem as unidades de saúde mais próxima, não fique na duvida, não deixe de vacinar e de receber a orientação adequada.”
 
REPÓRTER: Dados do Instituto Nacional do Câncer indicam que, em 2015, quase 400 mulheres vão descobrir que têm câncer no colo do útero só no estado do Mato Grosso. O epidemiologista, Jarbas Barbosa, deixa um recado para as meninas aqui de Canarana.
 
SONORA: Epidemiologista, Jarbas Barbosa
 
 “Essa vacina é uma vacina segura. Hoje em dia é utilizada em mais de
100 países no mundo. Pequenas reações que existem são esperadas. São
leves, a grande maioria. Uma dor no local. Tem menina, pela própria
faixa etária. Vacinando em escola, uma fila grande... a ansiedade. Uma
outra menina teve um desmaio, coisa leve também, que é absolutamente
esperado. Ou reações alérgicas que podem ocorrer com qualquer tipo de
remédio, qualquer tipo de injeção, ou mesmo qualquer tipo de alimento.
 
REPÓRTER: A vacina pode ser tomada em todos os postos de saúde da cidade. Os pais podem levar as filhas ao Posto Saúde da Família, no centro de Canarana. A vacina é segura e gratuita. O horário de funcionamento é das sete da manhã, às sete da noite.
 
Reportagem, Sara Graziella.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.