CAMPO GRANDE (MS): Com estoque baixo, Hemosul convoca doadores de sangue

A unidade chegou a ter apenas cinco bolsas no estoque.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A situação do estoque de sangue do tipo O positivo é crítico nos bancos de sangue do Hemosul, em Campo Grande. De acordo com a diretora-técnica Marina Torres, o hemocentro chegou a contabilizar, em maio, apenas cinco bolsas, enquanto o número ideal é de 180. Para a diretora, o momento é uma oportunidade para chamar novos doadores, de todos os tipos sanguíneos.

TEC./SONORA: Marina Torres, diretora-técnica do Hemosul.

 

“A época, por exemplo, propicia algumas doenças como gripe, algumas doenças infecciosas que impedem a doação de sangue, né, então isso também contribui pra baixa no nosso estoque. Nós precisamos também das doações diárias dos outros tipos sanguíneos, que seriam em torno de 120 a 150 doações só no hemocentro coordenador. E nós temos campanhas agendadas também para poder estabelecer nossos estoques.”

 

LOC.: Algumas pessoas fazem da doação não só um hábito, mas também um dever social ao praticar o ato com frequência. É o caso da professora Selene Monteiro, de 63 anos, que doa sangue há pelo menos três décadas. Para ela, a importância está na capacidade de salvar vidas.

 

TEC./SONORA: Selene Monteiro, professora.

“Eu acho que é uma das coisas mais importantes que tem na vida, pela facilidade e por não tirar nada da gente, não vai te fazer falta. E alguém precisa dessa quantidade de sangue para poder sobreviver até. Eu sempre oriento as pessoas: não tem problema nenhum. Façam, porque é uma doação de coração, é uma doação que vocês fazem e eu acho que não vai fazer falta em nada, a gente só tem a ganhar e a acrescentar. Então acho que quem pode doar deveria doar sempre.”

 

LOC.: Em Campo Grande, as coletas de sangue são realizadas no Hemosul, que fica no centro, na av. Fernando Correa da Costa; na Santa Casa, bairro São Francisco, na Rua Eduardo Santos Pereira; e no Hospital Regional, no bairro Aero Rancho, rua Engenheiro Lutherio Lopes. O telefone do Hemosul é 3312-1500. Repetindo: 3312-1500. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.