CAMPINA GRANDE (PB): Município fica em situação de alerta de infestação do mosquito transmissor

Mesmo com as vistorias do agentes de combate, população deve dar continuidade aos trabalhos de eliminação de focos do mosquito dentro de casa.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Campina Grande conseguiu sair da situação de risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Segundo o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o município agora está em estado de alerta. A orientação é que a população permaneça atenta e não baixe a guarda. Esse levantamento mede o risco de infestação do mosquito e como o período de chuva está se aproximando, as chances de ele nascer vão aumentar. Por isso, a Coordenadora de Vigilância Ambiental, Rossandra Oliveira, pede que mesmo depois que agentes de combate fizerem as vistorias, a população dê continuidade aos trabalhos de eliminação de focos do mosquito dentro de casa.
TEC/SONORA: Rossandra Oliveira, Coordenadora de Vigilância Ambiental
“Os agentes passam nas casas uma vez a cada dois meses. E os outros 59 dias são de responsabilidade do morador. Eu sou responsável para tirar 3 minutos do meu tempo e olhar o meu quintal, observar se eu tenho algum reservatório ou provável criadouro natural. Mesmo que não esteja no período de chuva, eu já tenho que me preparar.”
LOC: Em toda Campina Grande, mais de 180 mil imóveis da cidade são vistoriados por cerca de 230 agentes de endemias. Divanilda Ferreira, de 55 anos é técnico em enfermagem. Ela mora no Jardim 40 e já teve Dengue. Divanilda conta que sofreu muito com a doença.
TEC/SONORA: Divanilda Ferreira, técnico em enfermagem
“Quando eu tive Dengue, passei mais de oito dias acamada. Três dias foram com dores nas articulações, dores em todo o corpo, vômito, diarreia. Foi um desconforto total no corpo.”
LOC: Você também pode ajudar Campina Grande a diminuir o número de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikunginya, denunciando possíveis criadouros através do WhatsApp 99951-0553. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.