CAMPINA GRANDE (PB): Ações noturnas garantem mais eficiência no combate ao mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: As vistorias nos imóveis da cidade para encontrar e eliminar focos são um trabalho eficaz na luta contra o mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika. Mas nem sempre os moradores estão em casa quando as equipes de combate ao mosquito passam nas residências. Por isso, a Secretaria de Saúde de Campina Grande pensou em uma alternativa para driblar esse problema. Escalar um grupo de profissionais para vistoriar os imóveis à noite e nos finais de semana. A gerente de Vigilância Ambiental, Rossandra Oliveira, garante que o trabalho não é comprometido, apesar de não ter ajuda da luz do sol.

TEC/SONORA: Rossandra Oliveira, gerente de Vigilância Ambiental.

 “Porque na realidade nós trabalhamos com lanternas. Quando nós vamos averiguar um depósito, trabalhamos com lanternas. O trabalho é feito mais em condomínios de apartamentos, que as pessoas trabalham o dia todo e só estão em casa à noite ou nos finais de semana. Esses ficavam fechados. Então não é interessante para a Vigilância a gente ter um número elevado de imóveis fechados. Aquele imóvel pode ser o próprio gerador de focos daquela comunidade.”

 LOC: Rossandra destaca que, por uma questão de segurança, antes de os agentes de endemias irem até o imóvel, os moradores recebem um ofício informando o dia, a hora e o nome do profissional que vai passar na residência para fazer a eliminação dos criadouros do mosquito.

A administradora de empresas, Melissa de Lima, de 40 anos, já foi picada pelo mosquito. A moradora do bairro da Prata, perto do Senai, já teve Dengue, Zika e Chikungunya. Para ela não foi fácil conviver com as doenças. Como sentiu na pele as dificuldades de quem se torna vítima do mosquito, Melissa aprovou a ideia das visitas noturnas pelos agentes.

TEC/SONORA: Melissa de Lima, de 40 anos, administradora de empresas.

“É de suma importância. É interessante que as pessoas tenham cada vez mais o acesso a esses agentes. Principalmente pela questão da informação.”

LOC: Ainda de acordo com Rossandra, por causa das ações noturnas e nos finais de semana, algumas áreas residenciais reduziram de 80% para 35% o numero de domicílios que não foram vistoriados. Só este ano, em Campina Grande, seis casos de Dengue já foram confirmados. 11 pessoas também tiveram Chikungunya. Nenhum caso de Zika foi registrado até agora. Para mais informações acesse o site: saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.