CAICÓ (RN): Mais de 4.350 pessoas tiveram Dengue e Chikungunya no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC:  Caicó precisa da sua ajuda para reduzir o número de pessoas infectadas pelo mosquito da Dengue. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, 4.358 já sofreram da Dengue e Chikungunya no município. Caicó é uma das localidades com risco de infestação do mosquito e por isso precisa da atenção de cada morador para evitar que esse número aumente. Maria da Conceição teve Chikungunya em março deste ano e conta como é passar pela doença. 
 
TEC/SONORA: Maria da Conceição de Figueiredo Bezerra, diarista
 
“A dor é tão forte que a gente não consegue se movimentar. Muita febre. Dor, muita dor. Nos membros inferiores e superiores. Eu não conseguia vestir minha roupa. Me davam um banho. Pentear meu cabelo, eu não conseguia.”
 
LOC: O mosquito pode causar muito desconforto e até debilitar as pessoas infectadas. Para evitar que o mosquito coloque os ovos e se reproduza, o Ministério da Saúde recomenda que cada morador reserve apenas 15 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Segundo o coordenador de endemias de Caicó, Gustavo Solano, falta mais empenho da população nos cuidados em casa.
 
TEC/SONORA: Gustavo Bezerra Solano, coordenador de endemias de Caicó (RN)
 
“Todo mundo sabe que tem que combater, né? É criar vergonha na cara e cada um fazer sua parte. Acondicionar bem os depósitos. O pessoal está acumulado muita água em depósitos rasteiros e não estão tendo os devidos cuidados. Não esperar só pelo poder público.”

 

LOC:  Cerca de 50 agentes comunitários realizam as visitas domiciliares em Caicó para orientar os moradores e para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Mas sozinhos, os agentes não conseguem vencer o mosquito. Participe. Faça a sua parte. Se cada morador olhar sua casa e seu quintal, o mosquito não tem chance de nascer. Saiba mais no site: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.