CAFELÂNDIA (PR): Apenas 6% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram vacina contra HPV, no município

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível nos dois postos de saúde, do município, para proteger meninas entre 11 e 13 anos contra câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Cafelândia, a segunda etapa de vacinação contra o vírus HPV, ainda está longe do índice de 75 por cento estipulado pelo ministério da Saúde. Somente seis por cento das jovens, de 11 a 13 anos, tomaram a vacina. O número representa apenas 25 meninas protegidas contra o vírus HPV, causador do câncer do colo de útero. A agente de Saúde, Maria Ivanir, conta que, acha a vacina importante para o futuro das jovens.
 
SONORA: Agente de Saúde, Maria Ivanir.
 
“Eu achei bem importante por causa assim no futuro para elas vai ser bom, para a prevenção, para elas podem ficar prevenidas das doenças, do HPV. Dessas doenças perigosas, transmissíveis”.
 
REPÓRTER: Segundo o Instituto Nacional do Câncer, devem surgir no estado do Paraná, cerca de mil novos casos de câncer do colo do útero, neste ano, terceiro tipo cancerígeno que mais mata mulheres no Brasil. O Coordenador de Imunização, do estado do Paraná, João Luís Crivellaro, garante a eficácia da imunização e faz um convite as jovens de 11 a 13 anos, para tomarem a vacina contra o HPV.
 
SONORA: coordenador de Imunização do estado do Paraná, João Luís Crivellaro,
 
“É uma vacina que dá uma eficácia muito boa. Eficiência imuno-biológica excelente e, a gente está convocando todas as meninas, de 11, 12 e 13 anos, para que possa estar tomando a vacinação com três doses. Sendo a primeira dose a partir de hoje. A segunda dose agenda para seis meses e, a terceira dose, cinco anos após a primeira dose ”.
 
REPÓRTER: Segundo o ministério da Saúde, as três doses da vacina são fundamentais para a prevenção do vírus HPV, causador do câncer do colo de útero. Para tomar a segunda dose, as jovens de Cafelândia devem comparecer em um dos dois postos de saúde levando carteira de vacinação ou documento de identidade. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.