CACOAL(RO): Cidade está em situação de alerta para surto de Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O estado de Rondônia já registrou este ano mais de 7 mil casos de Dengue, mais de mil casos de Zika e mais de 600 casos de Chikungunya. De todos esses casos, 22 casos de Dengue, 58 de Zika e 23 casos suspeitos de Chikungunya foram notificados em Cacoal.  Segundo relatório do ministério da Saúde, de 2015 para 2016, a cidade saiu do estado considerado satisfatório para infestação do mosquito e entrou em estado de alerta. Um dos motivos pode ter sido o descuido da população com a limpeza das próprias casas. A diretora de epidemia da Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Maria Arlete, explica que não adianta nada os agentes de saúde irem de casa em casa ensinando como se combate o mosquito, se as pessoas não fizerem a sua parte. 
 
TEC/SONORA: Maria Arlete, diretora de epidemia da Agevisa 
 “É muito importante, é importantíssimo. Mesmo o município apresentando 100% de visitas nas casas, o agente passa hoje, mas ele só vai voltar daqui a dois meses. Se o morador não mantiver sua inspeção semanal, o município pode ter 100% de visita e entrar em surto”. 
 
LOC: Verifique sua caixa d’água, a calha do seu telhado, os vasos de planta e se há pneus velhos jogados no quintal ou na vizinhança. Tudo isso serve de criadouro para o  mosquito da dengue. Faça sua parte! Para saber mais sobre o mosquito e as doenças que ele transmite acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.