CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM (ES): Mesmo com melhora, município permanece com alta incidência de dengue

Mais de sete mil casos suspeitos da doença foram registrados esse ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Apesar de uma diminuição significativa, Cachoeiro de Itapemirim continua sendo um dos municípios do Espírito Santo com alta incidência de dengue, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O cálculo de incidência é feito da seguinte forma: a secretaria divide o número de notificações da doença pela população do município e multiplica esse valor por 100 mil.
 
O boletim apresenta o dado por semana. No último período analisado e divulgado no dia 20 de abril, o índice foi de zero vírgula cinco, bem abaixo dos 20 vírgula um registrados na semana anterior. Apesar da queda, Cachoeiro do Itapemirim segue entre as cidades que apresentam uma alta incidência de dengue no estado, resultado de números muito altos em outras medições. Em 2016, o número chega a quase 305, também considerado alto.
 
Para tentar mudar esse quadro, a cidade continua firme com as ações de combate ao Aedes aegypti. Além da dengue, o mosquito transmite a febre chikungunya e o vírus Zika. Quatrocentos agentes de saúde e endemias fazem visitas aos imóveis da cidade, para eliminar, ou tratar, possíveis focos do mosquito. Eles também orientam a população sobre os cuidados que se deve tomar. O secretário de Saúde municipal, Edson Valentin, lembra a importância de todos ficarem atentos com a questão.
 
SONORA: Edson Valentin - secretário de Saúde de Cachoeiro do Itapemirim
 
“Então, nós precisamos continuar com essa bandeira, vestir a camisa realmente. E entendermos que, se o nosso quintal está limpo e o do nosso vizinho não, nós devemos arregaçar as mangas e ir lá ajudar ele a limpar”.
 
REPÓRTER: Segundo a secretaria municipal de Saúde, até o dia 20 de abril, Cachoeiro registrava mais de sete mil e 500 casos suspeitos de dengue e 210 do vírus Zika. Oito gestantes estão sendo acompanhadas pela secretaria por apresentarem sintomas do vírus, que pode causar microcefalia em recém-nascidos.  Santa Helena, Zumbi, Soturno e Village da Luz são os bairros que apresentam o maior número de notificações das doenças ligadas ao mosquito. Santa Helena lidera o ranking, com 84 notificações. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, recomenda uma rotina de cuidados para se prevenir da doença.
 
SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“A nossa sugestão seria o sábado da faxina. Escolhendo um dia da semana, de sete em sete dias, você interrompe esse ciclo, você quebra o ciclo [de reprodução do Aedes]. Então, o que o Ministério da Saúde está recomendando é que você escolha um dia da semana, o dia que melhor lhe convier e dedique do seu tempo, 15 minutos”.
 
REPÓRTER: Os moradores de Cachoeiro de Itapemirim que tiverem denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti, podem ligar na Ouvidoria da cidade, no número 156. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika acesse o site combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.