CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES): Prefeitura mapeia bairros que precisam de reforço no combate ao Aedes

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Listado pelo Ministério da Saúde como um dos municípios prioritários no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika, Cachoeiro de Itapemirim já sabe quais são os locais onde o trabalho deve ser reforçado.De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os bairros de Santa Helena, Zumbi, Soturno e Village da Luz são os que apresentam o maior número de notificações das doenças ligadas ao mosquito. Santa Helena lidera o ranking, com 84 notificações. O secretário de Saúde da cidade, Edson Valentin, lembra a importância da população estar alerta contra o mosquito.
 
SONORA: Edson Valentin, secretário de Saúde
 
“Então, nós precisamos continuar com essa bandeira, vestir a camisa realmente e entendermos que, se o nosso quintal está limpo e o do nosso vizinho não, nós devemos arregaçar as mangas e ir lá ajudar ele a limpar”.
 
REPÓRTER: Neste ano, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro já registrou mais de sete mil e 500 casos suspeitos de dengue e 210 do vírus Zika. Oito gestantes estão sendo acompanhadas pela secretaria por apresentarem sintomas do vírus, que pode causar microcefalia em recém-nascidos. Para fazer o combate ao Aedes, a cidade conta com mais de 400 agentes de saúde e endemias. Eles fazem visitas a imóveis, eliminando ou tratando possíveis criadouros e informando a população sobre os cuidados que devem tomar. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica qual a maneira mais eficiente de se proteger das doenças transmitidas pelo Aedes.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde              
 
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa Zika - é evitando que o mosquito nasça, evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então, é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada”.
 
REPÓRTER: Os moradores que tiverem denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti, podem ligar na Ouvidoria da cidade, no número 156. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.