BURITIS (RO): Município está em situação de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

O índice de infestação apresentado pelo Ministério da Saúde está em 6,6 %, fazendo com que o município fique em terceiro lugar no ranking de Rondônia

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O último levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que Buritis está em situação de risco no que se refere à infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O índice apresentado está em 6,6 por cento, fazendo com que o município fique em terceiro lugar no ranking de Rondônia. Este número está bem acima do que é permitido e de acordo com o Técnico da Agência Estadual de Vigilância Sanitária que trabalha no Programa de Controle da Dengue, Ednaldo Lira, Buritis tem tendência de surto.

TEC/SONORA: Ednaldo Lira, Técnico da Agência Estadual de Vigilância Sanitária

“Buritis é um município que geralmente entra em risco. Os mosquitos se replicam muito facilmente nas fossas. É um município altamente infestado, que geralmente, no início do período chuvoso, aumenta o número de casos e tem tendência a este surto”.

LOC: Para eliminar os criadouros do mosquito é preciso engajamento de todos nós, como explica o ministro da saúde, Ricardo Barros.

TEC/SONORA: Ministro da saúde, Ricardo Barros

“Quero convocar todos os brasileiros para todas as sextas-feiras na sua casa, no seu ambiente de trabalho, na sua área de lazer, eliminar os focos do mosquito. Se todos os brasileiros se envolverem nisto, nós temos muitas chances de reduzir os níveis de infecção. É preciso que cada cidadão assuma a sua responsabilidade e ajude a combater os focos do mosquito. É assim que podemos ter um melhor resultado para toda a sociedade brasileira”.

LOC: E você? Tem feito a sua parte? Bastam alguns cuidados simples e de rotina para salvar vidas! Afinal, sem o mosquito, não há ameaça. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater a Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.
Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.