BUÍQUE (PE): 10 mil imóveis devem ser visitados, no combate ao Aedes, até o fim do mês

Caminhões coletores vão dar suporte em mutirão contra o mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os moradores de Buíque devem ficar atentos e cuidar para que os criadouros do Aedes aegypti sejam eliminados. As orientações dos agentes de combate ao mosquito são importantes, mas é preciso que a população dê continuidade às ações de prevenção. A costureira, Maria Gomes, 56 anos, é um exemplo.  Moradora do centro da cidade, ela conta que já teve a casa vistoriada, mas sempre tira um tempinho para ver se não deixou água parada, pela casa.
 
SONORA: Costureira, Maria Gomes
 
Minhas caixas d’água são todas tampadas, eu cuido das minhas plantas, não deixo água acumulada em nenhuma vasilha, os lixos eu ponho em um saquinho, tudo fechadinho.”
 
 
REPÓRTER: Em Buíque, 110 agentes comunitários de saúde e 59 de endemias estão nas ruas do município eliminando focos do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya. Até agora, 80% dos imóveis foram vistoriados, segundo informações da secretaria municipal de Saúde. Até o fim deste mês, 10 mil e 50 imóveis devem ser visitados. A cada duas semanas, um mutirão de combate ao Aedes passa pelos três bairros da cidade. A ação conta com o suporte de caminhões para recolher entulhos. A data do próximo mutirão vai ser divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, no portal da cidade, Buíque & Cia. Mas é preciso que todos cooperem e abram as portas para os agentes de combate ao Aedes, como pede a secretária Municipal de Saúde, Fernanda Camelo.
 
SONORA: secretária Municipal de Saúde, Fernanda Camelo
 
“Quero pedir, em nome da Secretaria de Saúde, que todos vocês que residem em Buíque permitam a entrada do agente de endemias nas suas casas para que eles possam colocar o larvicida. E que possam também orienta-los a respeito da proliferação do mosquito. Se cada um fizer a sua parte a gente consegue vencer o mosquito.”
 
 
REPÓRTER:  Se cada família dedicar 15 minutos por dia para combater o Aedes aegypti, o mosquito vai ser eliminado. A participação da população é fundamental para que o combate seja eficiente, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
“O indispensável é a participação de vocês, é a participação da sociedade. E o que é que nos dá esperança, que nos dá confiança? É que nós já o vencemos no passado. Nós temos vários exemplos que a sociedade junto com o poder público se mobilizou e conseguiu praticamente eliminar o mosquito.”
 
REPÓRTER: Se você conhece algum lugar que possa ser criadouro do Aedes aegypti e queira denunciar, ou se tem dúvidas sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, pode ligar no telefone da secretaria municipal de Saúde de Buíque. O número é: 3855-2914. Saiba mais sobre a mobilização contra o Aedes aegypti no endereço combateaedes.saude.gov.br.

 


Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.