BUERAREMA (BA): Bebês com microcefalia têm atendimento prioritário na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Fundado há 13 anos, em Itabuna, o Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano oferece atendimento prioritário a bebês com microcefalia. Ele atende outros 34 municípios do sul da Bahia, entre eles, Buerarema.  
 
A microcefalia é uma doença sem cura e que exige cuidados permanentes. Ela afeta o sistema nervoso, porque o cérebro da criança não se desenvolve como deveria e cresce menos que o tamanho normal. Pode ser causada por vários fatores, entre eles, o vírus Zika, que é transmitido pelo Aedes aegypti. O mosquito também é responsável pela dengue e pela febre chikungunya.   
 
Assim que o diagnóstico da doença é confirmado, a mãe da criança é orientada a procurar o Centro de Reabilitação de Itabuna, um serviço que é gerenciado pela Prefeitura de Itabuna e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A unidade conta com 34 profissionais, entre neurologistas, ortopedistas, gastroenterologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicopedagogos. A coordenadora do centro, Maria Auxiliadora, explica como funciona o atendimento.
 
SONORA: Maria Auxiliadora, coordenadora do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano
 
“As crianças encaminhadas para a unidade são avaliadas pelo neuropediatra e encaminhadas para o serviço social, onde é feita uma orientação. De acordo com esse tipo de orientação, elas são encaminhadas para estimulação precoce, acompanhamento psicológico, psicopedagogia, terapia ocupacional e fonoaudiologia também.”
 
REPÓRTER:  As mães também têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor é igual a um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 220,00. Maria Auxiliadora explica como a família pode ter acesso a esse benefício.
 
SONORA: Maria Auxiliadora, coordenadora do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano
 
"No primeiro atendimento do paciente, já é encaminhado para equipe do INSS, na localidade, para se gerar esse BPC. É feito um cálculo no INSS, na proporção de um quarto do salário mínimo por renda per capita familiar, para a criança ser beneficiada. Aí, a criança passa a receber o valor para o custeio dela."
 
REPÓRTER: O centro fica na Rua da Inglaterra, número 104, em São Judas Tadeu. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã às cinco horas da tarde.
Para saber mais sobre o Zika e as doenças que o Aedes transmite, acesse o site do Ministério da Saúde, no endereço: combateaedes.saude.gov.br.
 
Reportagem, Ana Freire


Receba nossos conteúdos em primeira mão.