BRICS: Países propõem mais acesso aos medicamentos contra tuberculose

BRICS: Países propõem mais acesso aos medicamentos contra tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio –01min59seg

REPÓRTER: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul firmaram acordo para ampliar o fornecimento de remédios contra tuberculose. Os países fazem parte do bloco econômico chamado Brics, que se reuniu esta semana em Brasília. O acordo foi fechado neste encontro, que teve as participações dos ministros da saúde dos cinco países.O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o plano de ação contra a tuberculose vai ampliar o acesso ao tratamento da doença nesses países.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Nós somos responsáveis por 50% de casos de tuberculose no mundo, nesses cinco países. Se nós conseguirmos garantir o controle da tuberculose nesses cinco países e através desse fundo ainda ajudarmos os países pobres em desenvolvimento a garantir o acesso ao tratamento de primeira linha para a tuberculose, nós vamos mudar a história da tuberculose. O grande desafio desse plano de ação é os Brics liderarem uma estratégia mundial de controle e quem sabe até de erradicação da tuberculose."

REPÓRTER: No encontro, além de firmarem acordo para combater a tuberculose, os representantes dos cinco países também debateram ações em conjunto para trocar experiências e traçar planos para enfrentar a má nutrição, prevenir a Aids e o Ebola. É o que ressalta o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Tratamos também de um tópico muito importante que é o da nutrição. Nossos países, rapidamente, estão saindo do desafio da desnutrição e da fome para enfrentar os problemas relacionados ao sobrepeso, à obesidade e à carga de doenças que isso acomete. Reforçamos ainda, compromissos em relação às doenças negligenciadas e aids/HIV. Não podemos ficar tranquilos com o Ebola, porque hoje o desafio à resposta da epidemia de Ebola tem que ser contruido coletivamente e foi isso que aqui no Brics reafirmamos."

REPÓRTER: O Sistema Único de Saúde brasileiro oferece de graça o tratamento contra a tuberculose e deverá ser ampliado com tecnologia e troca de experiências com Rússia, Índia, China e África do Sul, os outros integrantes do Brics.

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.