BRASILIA: Juizados Especiais do TJPA conquistam medalha nacional

Nesta quinta – feira, dia 18, em Brasília, o Ministério da Justiça entregará aos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará a Medalha Nacional de Acesso à Justiça.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 2min8seg

REPÓRTER: O garçom Marcos Albuquerque procurou a justiça através de uma ação do Poder Judiciário para resolver uma pendência com uma operadora de telefonia. Marcos conseguiu fazer uma conciliação e garante que ficou satisfeito.

SONORA: Garçom Wagner Lourinho.

"Busquei nessa conciliação resolver esse problema da melhor maneira possível, com o espírito de conciliar, entrar em um acordo, no qual a gente conseguiu resolver. Para mim, o principal não seria em questão de resolver esse problema por valores e sim em resolver, em entrar em um acordo".

REPÓRTER:  Nesta quinta – feira, dia 18, em Brasília, o Ministério da Justiça entregará aos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará a Medalha Nacional de Acesso à Justiça, que distingue pessoas e instituições dedicadas à democratização do acesso à Justiça no Brasil. O programa "O Tribunal Vai Aonde Você Está", foi reconhecido por levar a comunidades distantes do estado do Pará, os serviços do Poder Judiciário. O juiz auxiliar da Coordenadoria de Juizados Especiais, Cristiano Arantes, ressalta que os juizados estarão sempre buscando inovações.  

SONORA: Juiz auxiliar da Coordenadoria de Juizados Especiais, Cristiano Arantes.

"Então a gente quer trabalhar em cima disso e buscar inovações que estejam sendo implementadas individualmente em cada unidade judiciária, em cada estado, e quem sabe daí a gente consegue espalhar para outras unidades essas inovações."

REPÓRTER:  Projetos como o "Futebol com Justiça" e o "Verão com Justiça" fazem parte da agenda itinerante dos Juizados Especiais, responsável também pela II Feira de Conciliação - Consumidor Inteligente, aproximando clientes e empresas com grande número de demandas judiciais.  A Medalha Nacional de Acesso à Justiça foi instituída pelo Ministério da Justiça em 2013. Na solenidade de entrega deste ano, será feita homenagem ao ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, onde será lembrado os dez anos da aprovação da Reforma do Judiciário.

Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.