BRASÍLIA (DF): Brasília tem a menor incidência de Tuberculose do país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Brasília tem a menor incidência de casos de Tuberculose em todo o país. Foram registradas 313 confirmações da doença, segundo dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Essa doença é caracterizada pela tosse por mais de três semanas e febre. Se não tratada corretamente, a patologia pode matar o doente. Outro problema sério, que ainda persiste, quando se fala da Tuberculose, é a questão do preconceito.
Stephanie Pimentel é bancária, tem 34 anos, e contraiu a Tuberculose em 2015. Ela realizou o tratamento da doença e conseguiu a cura. Segundo Stephanie, as pessoas olham “torto” para quem já teve o problema de saúde. A bancária diz ainda que o maior problema das pessoas é a desinformação.

TEC/SONORA: Stephanie Pimentel, bancária.

“O que a gente sente é que a desinformação da população gera esse preconceito. Mesmo depois que eu voltei a trabalhar, você sente que certas pessoas têm uma restrição para falar com você. Por medo. Acho super justo as pessoas terem medo, mas o triste é você perceber que esse medo é oriundo de ignorância sobre o assunto.”

LOC: A Tuberculose é muito associada como uma doença de pessoas com baixa renda. Segundo a coordenadora do Setor de Tuberculose da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Lindivânia Brandão, a informação sobre a patologia é essencial. O bacilo não escolhe a classe da pessoa. Quanto mais rápido a pessoa se cuidar, melhor, diz ela.

TEC/SONORA: Lindivânia Brandão, coordenadora do Setor de Tuberculose da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

“Hoje, pessoas que não estão inseridas na pobreza, na miséria, também estão se contaminando com o bacilo da Tuberculose. Então, assim, quanto mais a gente se informar, se a pessoa desconfia, suspeita, que está com Tuberculose, com tosse há três semanas ou mais, ela deve procurar a unidade de saúde. Quanto mais rápido ela procurar, menos pessoas ela vai contaminar.”

LOC: Caso você sinta os sintomas da doença – tosse por mais de três semanas, procure uma unidade de saúde o quanto antes. O tratamento para a patologia dura de seis meses, para casos mais comuns, podendo chegar a dois anos, em casos mais graves. A Tuberculose tem cura e as medicações são oferecidas gratuitamente pelo SUS. Para mais informações acesse saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.