BRASIL: Termina dia 30 prazo para saque de Abono Salarial Ano-Base 2015

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Trabalhadores que ainda não sacaram o abono salArial do ano-base 2015 precisam ficar atentos. Termina no dia 30 deste mês o prazo para a retirada do benefício. O abono está sendo pago para quem trabalhou com carteira assinada pelo menos durante 30 dias em 2015 e teve a remuneração média de até dois salários mínimos.
 
De acordo com o Ministério do Trabalho, até esta segunda-feira (5), mais de um milhão e 800 mil trabalhadores ainda não haviam sacado o abono. Os pagamentos variam de R$ 78 a R$ 937.
 
Vale lembrar que, quem tem direito ao saque, precisa ficar atento para não perder o prazo, já que os recursos não ficam acumulados de um ano para o outro. Além disso, para retirar o dinheiro, o trabalhador deve estar inscrito do PIS/PASED há pelo menos cinco anos e a empresa precisa ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (RAIS).
 
O benefício está disponível na Caixa e no Banco do Brasil. A Caixa paga os trabalhadores da iniciativa privada, vinculados ao PIS. Quem tem o Cartão do Cidadão e registrou senha pode sacar o abono em caixas eletrônicos e casas lotéricas. Quem ainda não tem o cartão deve se dirigir até uma agência da Caixa. Já o Banco do Brasil paga os servidores públicos, vinculados ao PASEP. Se o trabalhador atende aos critérios e, mesmo assim, seu nome não consta entre os que podem fazer o saque, ele deve conferir se o crédito foi feito diretamente na conta.
 
Para saber se você tem recursos disponíveis, baste acessar o site do ministério do Trabalho, no endereço: trabalho.gov.br. Para fazer a consulta, você precisa ter o número do CPF, do PIS e da data de nascimento.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.