BRASIL: Taxa de desemprego fica em 13,3% no país, aponta IBGE

Em dois anos, o Brasil perdeu 2,7 milhões de empregos com carteira assinada

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Atualmente, o Brasil tem 13,3% de desempregados, ou seja, 13,8 milhões de pessoas que estão a procura de um trabalho.  Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Esta foi a maior taxa de desocupação para um trimestre encerrado em maio desde o início da série da pesquisa, em 2012. Quem dá mais detalhes sobre esse levantamento, é o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.

TEC./SONORA: Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

"No Brasil nós temos 103,5 milhões de pessoas que estão ocupadas e que estão desocupadas. 13,3% desta força de trabalho são pessoas que estão desempregadas. Em relação ao trimestre passado este número está estável. Foi a primeira estabilidade que se observou desde que começou a crise. Agora quanto que representa, na verdade, este número de pessoas desempregadas no Brasil? Isto representa 13,8 milhões."

LOC.: Segundo o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, em dois anos, o Brasil perdeu 2,7 milhões de empregos com carteira assinada.

TEC./SONORA: Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

"O Brasil vem perdendo e perdeu 500 mil postos de trabalho com carteira assinada em relação ao trimestre passado e, em dois anos, o Brasil perdeu 2,7 milhões de empregos com carteira, ou seja, pessoas que estavam trabalhando, que tinham toda uma garantia trabalhista, hoje estão desempregadas ou estão trabalhando sem estas garantias."

LOC.: A pesquisa também apontou que o rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos pelas pessoas ocupadas foi estimado em R$ 2.109 no trimestre de março a maio de 2017, registrando estabilidade frente ao trimestre de dezembro a fevereiro de 2017, que era de R$ 2.102.

Reportagem, Cintia Moreira


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.