BRASIL: Sexta-feira (28) de greve geral provoca manifestações e protestos por todo o Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Esta sexta-feira (28) começou com protestos e paralisações de funcionários em várias cidades do Brasil. Diversas capitais começaram o dia sem transporte público e com vários serviços parados. Em algumas cidades, manifestantes entraram em confronto com a polícia militar. A greve geral foi convocada por sindicados e movimentos contrários às reformas da Previdência e Trabalhistas, propostas pelo Governo Temer.
Em São Paulo, ônibus e trens não estão funcionando e o metrô opera parcialmente. Estão funcionando as linhas 4-Amarela, 1-Azul - entre Paraíso e Luz, mas sem parar na Sé -, linha 9-Esmeralda – entre Santo Amaro e Pinheiros – e a linha 10-Turquesa, entre Luz e Tamanduateí. Os aeroportos de Congonhas e Cumbica funcionam normalmente.
 
No Rio de Janeiro, os trens e o metrô funcionam normalmente. De acordo com a Rio Ônibus, a frota de ônibus também está completa. Já as barcas e o VLT estão sem funcionar desde a madrugada, por causa da paralisação.
 
Em Brasília, logo no início da manhã, manifestantes colocaram fogo em pneus e bloquearam a via EPIA nos dois sentidos. A via ficou bloqueada por duas horas, mas já está liberada. Manifestantes também queimaram pneus na BR-020.  
 
Salvador está com a avenida Antônio Carlos Magalhães, uma das principais vias da capital, bloqueada por manifestantes. Os ônibus não estão circulando, mas o metrô está funcionando normalmente. Na altura de Feira de Santana, na BR-324 e nas principais vias de acesso ao Polo Industrial de Camaçari, também há bloqueios de manifestantes.
 
Em Belo Horizonte, o metrô também está parado enquanto os ônibus circulam parcialmente. O excesso de carros e os protestos estão deixando o trânsito complicado. No começo da manhã, o Anel Rodoviário, a BR-04 e a BR-381 ficaram bloqueados. Um ônibus foi queimando na região metropolitana de BH, em Betim, perto da Refinaria Gabriel Passos.
 
As capitais Recife, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Maceió, João Pessoa e Belém também têm trechos de rodovias parados por conta das paralisações decorrentes da greve geral.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.