BRASIL: Sancionada lei que protege quem tem acima de 80 anos

Eles terão preferência para o atendimento em relação aos demais idosos no que se refere a atendimentos, serviços, espaços e órgãos públicos ou privados

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Foi sancionada a lei que dá prioridade especial para aquelas pessoas que tem mais de 80 anos, e com isto, eles terão preferência para o atendimento em relação aos demais idosos no que se refere a atendimentos, serviços, espaços e órgãos públicos ou privados. Isto inclui a preferência nos processos judiciais e em atendimentos de saúde. De acordo com a coordenadora-geral do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia Silva, é preciso que eles vivam com dignidade, afinal, a partir dos 80, as pessoas têm mais dificuldade de locomoção e ficam com a saúde ainda mais fragilizada.

TEC./SONORA: Ana Lúcia Silva, coordenadora-geral do Conselho Nacional do Idoso.

"A gente quer que estes brasileiros e brasileiras vivam com dignidade, convivendo entre os seus pares, a sociedade, e que neste momento que se cria esta faixa especial para os maiores de 80 anos, nós, brasileiros e brasileiras, independente da nossa idade, possamos exercitar o que o Estatuto já definia como prioridade."

LOC.: No Brasil, o número de idosos acima de 80 anos tem crescido significadamente nos últimos 37 anos. De acordo com projeções do IBGE, no ano passado, eram 3 milhões e meio de pessoas nesta faixa etária, cinco vezes mais do que 1980, que existiam 684 mil pessoas. O aposentado Roberto de Oliveira aprovou a medida.

TEC./SONORA: Roberto de Oliveira, aposentado.

"A pessoa já viveu tanto... com tantos problemas... quanto menos problemas a gente tiver, muito melhor."

LOC.: A nova regra foi aprovada no Congresso Nacional, sancionada pelo presidente da República, Michel Temer e já está valendo.

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.