BRASIL: Proposta torna obrigatório o uso do crachá com o nome do funcionário em local visível

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Câmara dos Deputados está analisando uma proposta que torna obrigatório a utilização de crachás de identificação com o nome em local visível para pessoas que prestam atendimento ao público. O projeto original passou por algumas alterações. Antes, era previsto uma punição para quem não cumprisse esta regra. Agora, o substitutivo, aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, retirou essa punição além de ter limitado a identificação exigindo que conste apenas o primeiro nome do atendente. De acordo com o deputado Lucas Vergílio, relator da comissão, esta identificação vai trazer mais transparência na relação entre funcionário e cliente.

TEC./SONORA: Lucas Vergílio, deputado (SD-GO).

"A gente sabe que em muitos estabelecimentos às vezes aquela pessoa que está atendendo diretamente ao público não usa crachá e o consumidor ele não tem acesso a esse nome. Então esse projeto visa dar uma maior transparência nessa relação para a pessoa se identificar e o consumidor saber com quem está tratando."

LOC: O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, José Carlos Magalhães, também concorda que a projeto vai ser de extrema importância para o consumidor.

TEC./SONORA: José Carlos Magalhães, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF.

"Eu sou favorável. É uma segurança para o cliente que é atendido numa grande loja e sabe que aquela pessoa é realmente um funcionário da loja. E caso haja qualquer problema de atendimento, vendo o nome no crachá, ele tem certeza que aquele é o funcionário. Então, fica fácil para o tratamento da pessoa, todo mundo gosta de ser chamado pelo nome. Caso o cliente queira chamar pelo nome, ele já vê o nome no crachá. Eu acho que é um ponto positivo."

LOC: A proposta ainda tem que ser analisada pelas Comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça.

Reportagem, Cintia Moreira

Receba nossos conteúdos em primeira mão.