BRASIL: Polícia Federal completa 72 anos diante do maior desafio da história

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Polícia Federal chega aos 72 anos diante do maior desafio que a corporação já enfrentou durante sua história. Conquistar a autonomia administrativa e financeira. Atualmente, a PF é vinculada ao ministério da Justiça. É o ministro que escolhe o diretor-geral da corporação e define onde os recursos destinados à polícia vão ser aplicados. Para os delegados de Polícia Federal essa dinâmica administrativa torna a instituição frágil, ou seja, a PF pode sofrer interferências políticas a qualquer momento e as ações de combate à corrupção enfraquecidas. Um exemplo de interferência política na Polícia Federal é a falta de interesse do governo na criação das delegacias especializadas de combate à corrupção. O projeto existe, mas nunca foi colocado em prática e simplesmente não avança, como explica o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral.
 
SONORA: presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral
 
“Hoje, nós não conseguimos criar porque quando é feita a proposta, a proposta de criação destas delegacias especializadas, a proposta não caminha, a proposta não avança. Com autonomia administrativa nós vamos poder criar as nossas delegacias de combate à corrupção.”
 
REPÓRTER: A autonomia administrativa e financeira da Polícia Federal é prevista em Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.  O ex-ministro da Justiça, e um dos mais respeitados juristas do país, Miguel Reale Júnior, ressalta que a Polícia Federal é uma instituição de Estado e precisa ter autonomia para continuar as ações de combate à corrupção sem interferências.
 
SONORA: ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior
 
“A Polícia Federal não é um órgão de governo. É um órgão de Estado. Ela merece pelos seus trabalhos e por aquilo que ela tem realizado em prol da Democracia, ser reconhecida como autônoma”.
 
REPÓRTER: Apenas na operação Lava Jato, que está na vigésima sexta fase, os delegados de Polícia Federal cumpriram 134 mandados de prisão. Até agora, a Justiça já condenou os envolvidos em quase mil anos em penas. A Polícia Federal completou 72 anos nesta segunda-feira.

 

Reportagem, Cristiano Carlos  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.