BRASIL: País está em 8ª lugar no ranking mundial de Dados Abertos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Brasil subiu quatro posições no ranking mundial de Dados Abertos e agora ocupa a oitava colocação entre os países analisados pela Open Knowledge Internacional, organização que promove o conhecimento livre. As ações do governo brasileiro também colocam o país como líder na abertura de dados na América Latina.

Atualmente, o Portal Brasileiro de Dados Abertos conta com mais de 2.800 conjuntos de dados disponíveis para uso e reuso pela sociedade. Qualquer cidadão pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria. Os dados são abertos quando disponibilizados em formato que pode ser tratado por pessoas e máquinas.

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Jardim, ressaltou que iniciativas de transparência favorecem a sociedade e que o país tem se destacado internacionalmente nesta área.

TEC./SONORA: Torquato Jardim, ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

“Estamos exportando, digamos assim, este modelo cultural. Vários outros países já pediram a colaboração brasileira.”

LOC.: De acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o tratamento transparente do governo com relação aos dados públicos e indicadores econômicos são importantes para tomada de decisões em diferentes esferas da sociedade. Como exemplo, ele citou a elevação do nível de confiança ao ser divulgado o déficit para este ano.

TEC./SONORA: Henrique Meirelles, ministro da Fazenda.

“O quê que aconteceu quando nós divulgamos a informação correta? O déficit será de R$ 170 bilhões este ano. O nível de confiança, em um primeiro momento, alguns temeram que ia cair muito mais. Não. Subiu. Subiu por quê? Por causa da transparência.”

LOC.: Além do Portal Brasileiro de Dados Abertos, há também o Portal da Transparência. Nestes sites são disponibilizados dados governamentais em várias áreas de atuação. Para mais informações, acesse dados.gov.br e portaldatransparencia.gov.br.

Reportagem, Cintia Moreira

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.