BRASIL: O jogo virtual “Baleia Azul” foi discutido em audiência pública nesta terça-feira

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O jogo “Baleia Azul”, disputado pelas redes sociais, foi tema de uma audiência pública, em Brasília, nesta terça-feira (09). O jogo propõe desafios aos adolescentes, como bater fotos assistindo a filmes de terror, se automutilar, ficar doente e, na etapa final, cometer suicídio. De acordo com o deputado Sandro Alex, o intuito da audiência foi discutir, entre outros assuntos, como esses jovens foram aliciados e o que ferramentas, como o facebook e youtube, fizeram para coibir e ajudar as autoridades a investigar o caso.

TEC./ SONORA: Sandro Alex, deputado (PSD-PR).

“Convidamos pessoas ligadas a esse tema, como, por exemplo, o Facebook, que foi a ferramenta pela qual esses curadores, essas pessoas que aliciaram crianças e jovens utilizaram.  Pedimos a presença do Unicef, psicólogos e da Polícia Federal, que por determinação do Ministério da Justiça entrou no caso. Nós queremos saber o seguinte: como esses jovens foram aliciados? Como essas ferramentas foram utilizadas? E o que essas ferramentas fizeram para coibir e ajudar as autoridades a investigar."

LOC.: O deputado Aureo Lidio Moreira Ribeiro, do Solidariedade do Rio de Janeiro, disse que jogos como este colocam crianças e adolescentes em risco e devem ser banidos.

TEC./ SONORA: Aureo Lidio Moreira Ribeiro, deputado (SD – RJ)

"A Câmara é uma casa de leis e tem que fazer uma lei para punir e inibir práticas como essa do jogo Baleia Azul. A gente não pode deixar passar em branco esse momento pelo qual passa o Brasil com esse jogo perverso que tem colocado crianças e adolescentes num grande risco."

LOC.: O deputado Aureo Lidio Moreira Ribeiro também pediu a criação de uma comissão externa para acompanhar a investigação da Polícia Federal sobre o jogo Baleia Azul.

Reportagem, Cintia Moreira

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.