BRASIL: Milhões pedem impeachment de Dilma e autonomia da PF nas ruas do país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As manifestações contra o governo Dilma Rousseff e o PT reuniram mais de três milhões de pessoas nas ruas das capitais, das cidades do interior em todos os estados do país. Os números são da Polícia Militar. Mas, segundo os organizadores dos eventos, quase sete milhões de pessoas foram às ruas para protestar. A população pediu o impeachment da presidente Dilma e deu apoio às investigações da operação Lava Jato conduzidas pelo juiz Sérgio Moro. Além disso, os manifestantes protestaram contra o Partido dos Trabalhadores e pediram a autonomia da Polícia Federal. O vigilante, José Carlos Victor, mora em Brasília. Ele acredita que, com autonomia a Polícia Federal vai poder ficar mais forte para combater a corrupção.
 
SONORA: Vigilante, José Carlos Victor, São Sebastião, Brasília, DF
 
“Porque dá mais liberdade para eles poderem trabalhar. O que a gente vê realmente, na mídia, é isso: que eles ficam presos ao governo não podendo fazer algumas coisas. Então, eu acho que com isso aí eles vão poder ficar mais livres para poder atuar.”
 
REPÓRTER: A comerciante Lidemir Silveira também é a favor da autonomia da Policia Federal e acredita que a instituição precisa se desvincular do ministério da Justiça para deixar de sofrer com possíveis influências políticas.  
 
SONORA: Comerciante Lidemir Silveira, Sobradinho DF
 
“Sou a favor. Para a PF ter mais poder para prender os corruptos. Tem que ser autônomo para julgar todo mundo sem distinção de poder político e econômico.”
 
REPÓRTER: Para a Polícia Federal conquistar autonomia administrativa e financeira, um Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412 como é conhecido, precisa ser aprovado no Congresso Nacional. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e não tem data para ser votado. Enquanto isso, os trabalhos da instituição sofrem com falta de investimentos, como lembra o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Doutor Carlos Eduardo Sobral.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
“O que nos temos, nos últimos anos, é uma queda de investimento na Polícia Federal, uma queda no nosso fortalecimento, no nosso crescimento. A gente vem encolhendo ao longo dos anos. Começamos em dezembro esse movimento. Estamos preparando um estudo para demonstrar que a Polícia Federal, nos últimos cinco anos, não cresce, enquanto outras instituições como Justiça Federal, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal cresceram. A Polícia Federal encolheu.”
 
REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal estão em campanha para autonomia da instituição e pedem a aprovação PEC 412 no Congresso. Uma carta do povo brasileiro vai ser entregue aos parlamentares com cerca de dois milhões de assinaturas como forma de apoio a autonomia da PF. Para apoiar a autonomia da PF e assinar a carta do povo brasileiro acesse na internet o endereço adpf.org.br
 

 

Reportagem, Cristiano Carlos   

Receba nossos conteúdos em primeira mão.