BRASIL: MDSA divulga primeiro balanço das ações do Criança Feliz no CNAS

Salvar imagem

REPÓRTER: Mais de 2.400 municípios do País vão participar do programa Criança Feliz. O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário anunciou o primeiro balanço das ações do Programa. 
 
O Ministério, divulgou ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a primeira lista com a quantidade de estados e municípios que vão participar do programa e, também, os resultados da primeira oficina de capacitação para os multiplicadores estaduais.

Na primeira etapa do curso, foram treinados 84 profissionais que tem como função acompanhar a execução do programa formando os técnicos que farão visitas às famílias para mostrar aos pais a melhor forma de incentiar na busca do desenvolvimento emocional e psicossocial das crianças participantes do programa. Até agora, sete capitais do País já aderiram ao Criança Feliz.

As primeiras famílias começam a ser atendidas em abril.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, destacou que o Programa Criança Feliz vai transfomar a realizadade do País ao formar uma geração mais bem preparada para a vida

Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra

SONORA:'' Preparando as crianças no período em que elas tenham maior capacidade de organização suas inteligencias, suas competencias, que é nos primeiros dois, três anos de vida, acompanhando elas em casa, orientando às famílias, por mais pobre que seja a criança, oferecendo materiais, equipamentos para a família poder estimula-la, acompanha-la melhor, nós vamos mudar à vida dessa criança, a criança vai chegar na escola aprendendo muito mais rápido. A criança não começa a aprender na escola, ela começa a aprender muito antes de estar na escola, então ela vai aprender muito mais rápido, vai ter uma escolaridade maior que a dos seus pais e, vai ter uma profissão melhor renumerada que a dos seus pais, à médio prazo a longo prazo ela vai ajudar à família à sair da pobreza''.

REPÓRTER: Ao todo no País, 2.469 municípios participam do Criança Feliz, que é patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) que tem como parceria os ministérios dos Direitos Humanos, Educação, Saúde e Cultura.

A professora Tânia Oliveira Teles, uma das multiplicadoras no Espírito Santo, também acredita que o programa irá realizar grandes transformações sociais.

Professora Tânia Oliveira Teles

SONORA: “O Criança Feliz trabalha na base da família e do ser humano: a primeira infância. O programa vai fortalecer o cuidado com a criança, possibilitando que ela tenha uma chance de transformar a sua vida e de estabelecer um diferencial de competitivo lá na frente”.

O Conselho Nacional sancionou ao Ministério que apresentasse a cada três meses um balanço das ações e resultados do programa Criança Feliz. 

O programa vai acompanhar 4 milhões de crianças em todo o País, priorizando gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade, beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva prevista no art. 101.

Para mais informações, basta acessar o site: mds.gov.br

Reportagem, Tayssa Bryto

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.