Data de publicação: 25 de Abril de 2017, 22:53h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC.: Um grupo de índios que estava acampado na Esplanada dos Ministérios protestou, nesta terça-feira, em frente ao Congresso Nacional e ao tentar entrar no prédio, foram impedidos pela Polícia Militar do Distrito Federal. Eles deixaram aproximadamente duzentos caixões pretos no local para simbolizar o genocídio dos povos indígenas e carregavam faixas escritas “Não ao retrocesso dos direitos indígenas” e “Retire os madeireiros das terras indígenas”.
Eles usavam roupas típicas, estavam com objetos tradicionais de suas tribos e foram impedidos de entrar no Congresso com bombas de gás lacrimogêneo.
As principais reivindicações da mobilização deste ano foram: a retomada das demarcações de terras indígenas, o fortalecimento de órgãos de política indigenista como a Fundação Nacional do Índio, a Funai e a Secretaria Especial de Saúde Indígena, a Sesai, do Ministério da Saúde; e o combate ao avanço da mineração em áreas indígenas, principalmente na Região Norte.
Reportagem, Cintia Moreira
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev