BRASIL: Governo Federal anuncia o Brasil + Turismo, pacote de medidas para desenvolver o setor no país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministério do Turismo lançou nesta terça-feira (11), o Brasil + Turismo, um pacote de medidas que tem como objetivo aumentar o número de turistas nacionais e estrangeiros, contribuir para melhorar destinos nacionais, proporcionar o desenvolvimento regional e gerar emprego e renda. A expectativa do ministério é que o número de turistas estrangeiros passe dos 6,5 milhões registrados no Brasil  no ano passado para 12 milhões, em 2022, e que a receita com os visitantes aumente dos atuais US$ 6 bilhões anuais para US$ 19 bilhões. De acordo com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, uma medida importante é a alteração no Código Brasileiro de Aeronáutica para permitir a abertura de 100% do capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento estrangeiro, visando aumentar a competitividade e ampliar a malha aérea regional e o número de voos dentro do País.
 

TEC./SONORA: Marx Beltrão, ministro do Turismo.
 

“A abertura de 100% do capital significa que qualquer empresa pode explorar o nosso mercado de aviação civil. Nós queremos mais empresas operando, nós queremos mais competitividade, melhores preços, mais rotas, mais destinos e consequentemente, mais turistas viajando pelo Brasil.”
 

REPÓRTER: Para auxiliar na ampliação do número de turistas estrangeiros, o Ministério do Turismo propôs ao Ministério das Relações Exteriores a implantação, até o fim deste ano, do visto eletrônico para turistas de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. A concessão de visto eletrônico permite que em um prazo de 48 horas seja feito todo o processo de solicitação, pagamento de taxas, análise, concessão e emissão de visto. O ministro do Turismo disse que está em estudo a inclusão de outros países, entre eles a Índia e a China. O Brasil + Turismo prevê ainda o envio de um projeto ao Congresso Nacional, em regime de urgência, para modernizar a Lei Geral do Turismo prevendo desburocratização de processos e fortalecimento de parcerias público-privadas. Outro impacto esperado é a inserção de 40 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens.
 

Reportagem, Cintia Moreira

Receba nossos conteúdos em primeira mão.