BRASIL: Especialista explica novas regra de aposentadoria, que passam a valer nesta semana

A regra 85/95 vai valer até dezembro de 2018, depois deste período, um ponto vai ser aumentado, a cada dois anos

 

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A nova regra para se aposentar passou a valer a partir desta quinta-feira. Publicada no Diário Oficial da União, a nova Lei é chamada Regra 85/95, ou regra dos pontos, e leva em consideração o número de pontos alcançados ao somar o tempo de contribuição do trabalhador e a idade. Até então, os trabalhadores precisavam apenas cumprir o tempo de contribuição. Para conseguir a aposentadoria, os homens precisariam trabalhar 35 anos, e mulheres 30. O advogado previdenciário, Carlos Henrique Vieira, explica com detalhes a nova regra.  
 
SONORA: Carlos Henrique Vieira, advogado prevideciário
 
“O que a lei nova fez foi criar uma alternativa a esse fator previdenciário. Qual é essa opção? Exatamente esse sistema dos pontos, porque o fator previdenciário, na grande maioria das vezes, acaba reduzindo a remuneração que o assegurado vai receber quando aposentar. Então essa opção dos pontos é o seguinte: 95/85. O que quer dizer isso? 95 pontos para o homem corresponde a 35 anos de contribuição e 60 de idade, e para a mulher, 85 que são: 30 anos de contribuição e 55 de idade. Não é que a pessoa tem que ter 95 anos, no caso o homem ou 85 no caso da mulher. É uma soma da idade com o tempo de contribuição.”
 
REPÓRTER: A enfermeira brasiliense Kelly Gonçalves não concorda com a nova regra. Para ela, as pessoas vão não só trabalhar, mas também se desgastar mais.
 
SONORA: Kelly Gonçalves, enfermeira
 
“Eu acho que só é vantajoso mesmo pro país arrecadar dinheiro. E fora que o trabalhador, quanto mais velho, vai desenvolvendo doenças e ficando propenso a desenvolver doenças. E aí vai desgastando tanto o físico quando o emocional também.”
 
REPÓRTER: A regra 85/95 vai valer até dezembro de 2018. Depois deste período, um ponto vai ser aumentado, a cada dois anos. Isto é, em 2026, a regra vai ser 90/100. Mulheres vão precisar somar 90 pontos e homens, 100 pontos. A justificativa do governo é que com o passar dos anos, a expectativa de vida das pessoas aumentou. Vale lembrar que a regra não altera em nada para quem já se aposentou.
 

 

Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.