Data de publicação: 01 de Junho de 2017, 21:47h, atualizado em 01 de Junho de 2017, 14:47h
LOC.: O emprego na indústria brasileira voltou a mostrar reação no trimestre encerrado em abril e apresentou um crescimento de 1,8% e criação de 204 mil vagas de emprego. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Com isto, a industria brasileira interrompeu anos de queda em seu contingente de trabalhadores, como explica o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.
TEC./SONORA: Cimar Azeredo, coordenador de trabalho e rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
"A indústria no Brasil avança, na comparação deste trimestre terminado em abril, com o trimestre terminado em janeiro. O aumento foi de 1,8%. É um primeiro resultado positivo na indústria, depois de 3 anos sem alteração. Em 2 anos a indústria perdeu, aproximadamente, 1,8 milhão trabalhadores e agora, nesta comparação com o trimestre terminado, a indústria volta a crescer 204 mil."
LOC.: Segundo a pesquisa, a população desocupada cresceu 8,7 % em relação ao observado entre novembro de 2016 e janeiro de 2017, um acréscimo de 1,1 milhão de pessoas não ocupadas na procura por trabalho. Já a população ocupada caiu 0,7%, quando comparada com o trimestre de novembro de 2016 a janeiro deste ano. Segundo coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, estes números devem ser avaliados com cautela.
TEC./SONORA: Cimar Azeredo, coordenador de trabalho e rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
"Este é um primeiro resultado, ele precisa ser visto com bastante cautela, em função, principalmente, deste cenário que nós temos no mercado hoje. Um mercado com retração de população ocupada, com aumento expressivo de população desocupada."
LOC.: O rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos pelas pessoas ocupadas foi estimado em R$ 2.107, mostrando estabilidade frente ao trimestre de novembro de 2016 a janeiro de 2017, que era de R$ 2.095.
Reportagem, Cintia Moreira
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev