BRASIL: Dois terços das denúncias de violência contra mulher são domésticas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Lei Maria da Penha considera como violência não só agressões físicas, mas também o assédio psicológico, moral, sexual, patrimonial, entre outros. De acordo com o boletim da Central de Atendimento à Mulher, dois terços das denúncias constatadas por elas, têm sido praticadas por atuais companheiros, cônjuges, amantes, e até mesmo ex namorados. 

Segundo o boletim, 67,63 por cento dos casos relatados pelas vítimas aconteceram em um relacionamento heterossexual. Em 41 por cento dos casos, a relação durava há mais de 10 anos, e em 39,34 por cento, a violência é diária. 

De acordo com a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006, os insultos agressivos e machistas, o isolamento da mulher, o constrangimento, a vigilância constante entre outros, são tratados como uma violência psicológica.

Além da violência psicológica, a Lei registra que manter uma relação sexual não deseja por meio da força, ou forçar o casamento, impedir que a mulher use métodos contraceptivos, também é crime.  

Caso alguma mulher esteja sofrendo algum tipo de violência dentro ou fora de casa, deve entrar em contato com o telefone 180, ou procurar a delegacia mais próxima. 

Reportagem, Tayssa Bryto

Receba nossos conteúdos em primeira mão.