BRASIL: Delegados da PF realizam atos a favor da Lava Jato em todo país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal realizaram, nesta sexta-feira, atos em apoio à operação Lava Jato, em todo país. Os policiais deram abraço simbólico nas sedes da PF como forma de demonstrar apoio as investigações de combate à corrupção e para pedir que o Congresso Nacional aprove a PEC 412, que prevê a autonomia administrativa e financeira da corporação, como explica o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Doutor Carlos Eduardo Sobral.
 
SONORA: presidente da ADPF, Dr. Carlos Eduardo Sobral
 
“Nós reiteramos a nossa confiança na operação Lava Jato, na legalidade dos procedimentos e na força das instituições democráticas que estão mudando este país.”
 
REPÓRTER: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Brasília tiveram atos dos delegados da PF, entre outras capitais. Em Curitiba, os delegados que trabalham na operação Lava Jato também pediram a autonomia da instituição. Para o Doutor Luciano Leiro, diretor Regional da ADPF, no Distrito Federal, se a Polícia Federal continuar vinculada ao ministério da Justiça, muitas ações de combate à corrupção podem deixar de ser realizadas por falta de recursos.
 
SONORA: diretor Regional da ADPF-DF, Luciano Leiro
 
“Nós não temos, hoje, como o orçamento vem com muitas rubricas e há um contingenciamento, então, a Polícia Federal não consegue gerir seu próprio recurso e utilizar. Muitas vezes, você tem duas ou três operações, que você pode montar e, quando você vai fazer, tem que escolher uma operação só. Porque você não tem gente, você não tem servidores disponíveis, você não tem recursos.”
 
REPÓRTER: A autonomia da Polícia Federal é prevista em Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que está parada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Uma carta do povo brasileiro está sendo assinada pela população para ser entregue aos parlamentares como forma de apoio à aprovação da PEC. Saiba mais na internet, no endereço adpf.org.br

 

Reportagem, Cristiano Carlos  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.