BRASIL: Comissão especial do Senado aprova afastamento de Dilma por 15 votos a cinco

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Apenas um dia após o afastamento do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), comissão especial do Senado que analisa o processo de impechment contra Dilma Rousseff aprovou o afastamento da presidente nesta sexta-feira (6). Com 15 votos a favor e cinco contra, os senadores decidiram prosseguir com o processo iniciado por Cunha e que pode afastar Dilma do governo. Agora o processo segue para votação em plenário no Senado.

Para que o processo fosse aprovado, a maioria simples precisava votar a favor, ou seja, 11 senadores. Dos 21 senadores, apenas o presidente da comissão Raimundo Lira do PMDB da Paraíba, não votou porque só votaria se houvesse empate.

Apenas os senadores da base governista Lindbergh Farias (PT-RJ), José Pimentel (PT-CE), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Telmário Mota (PDT-RR) e Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), votaram contra.

O relatório do processo de impeachment contra a presidente é do senador Antônio Anastasia do PSDB mineiro. O documento vai ser lido em plenário, em seguida os senadores vão votar. Se recusado, o documento é arquivado. Caso seja aprovado, o Senado vai debater o relatório sob a presidência do presidente do STF Ricardo Levandovski e, se considerado objeto de debate, o impeachment é instaurado e Dilma é afastada por 180 dias.

Reportagem, Anna Jullia Lima

Receba nossos conteúdos em primeira mão.