Brasil começa a retirada de militares no Haiti

A operação será oficialmente encerrada em 15 de outubro

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Após 13 anos auxiliando as forças de segurança do Haiti, as tropas brasileiras começam a retirada de militares no país caribenho. O esquema prevê que 85% dos 981 militares brasileiros no país sejam trazidos de volta ao Brasil até 15 de setembro. Já os outros 152 militares vão ficar responsáveis por proteger as instalações brasileiras e cuidar das últimas medidas administrativas necessárias à repatriação de todo o material e equipamento brasileiro até 15 de outubro, quando também vão deixar o país e a operação será oficialmente encerrada.

Até julho deste ano, o Haiti, que é considerado o país mais pobre das Américas e um dos mais carentes do mundo, registrou a morte de 137 presos por conta de condições desumanas, superlotação e quadros de doenças como cólera e desnutrição grave.

De acordo com dados do governo, desde junho de 2004, quando o Brasil foi escolhido para comandar a missão de estabilização formada por tropas de 16 países, foram enviados aproximadamente 37,5 mil militares ao Haiti. A maioria deles são do Exército, que mobilizou mais de 30.350 homens e mulheres. A Marinha enviou cerca de 6.300 militares e a Aeronáutica, 350. Vinte e cinco militares brasileiros morreram durante o período.

Reportagem, Cintia Moreira.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.