BRASIL: CNHs com código de segurança digital já estão sendo emitidas no Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: As carteiras nacionais de habilitação brasileiras agora estão sendo emitidas com QR Code, um Código de Resposta Rápida, para evitar fraudes e falsificações. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, o novo item de segurança já foi emitido em cerca de 300 mil carteiras de motorista em todo o país desde o começo deste mês. O diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, fala sobre o benefício.
  
TEC/SONORA: Elmer Vicenzi, diretor do Denatran
“O código de identificação rápido, ele justamente permite conferir a imagem da carteira de motorista. O primeiro elemento de segurança para toda a sociedade que vai permitir fazer uma conferência off-line da imagem”.
 
LOC: A nova carteira não exige a substituição das carteiras antigas, que não possuem o código de barras bidimensional e dados criptografados. A habilitação será substituída aos poucos, à medida que CNH dos motoristas forem perdendo a validade. De acordo com Denatran, essa tecnologia permite que a foto do documento apresentada pelo motorista seja comparada à imagem armazenada no banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados. Apesar das mudanças, a nova medida não prevê nenhum custo adicional aos motoristas.
 
Reportagem, Juliana Gonçalves 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.