BRASIL: Cauby Peixoto morre em São Paulo, aos 85 anos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Conceição - Sobe Som

REPÓRTER: Cauby Peixoto morreu na noite do último domingo (15), em São Paulo, aos 85 anos. O cantor, reconhecido por dar voz a canções como “Conceição” e “Bastidores”, estava internado desde o dia nove de maio por causa de uma pneumonia. A morte do artista encerra uma das carreiras mais longas da história da música brasileira. Cauby nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em uma família repleta de músicos.

Ele começou a carreira na década de 50, se apresentando em shows de calouros em rádios. Gravou o primeiro disco em 1951, pelo selo Carnaval, com o samba "Saia branca", de Geraldo Medeiros, e a marcha "Ai, que carestia!", de Victor Simon e Liz Monteiro. Dono de um timbre de voz grave e aveludado, Cauby encantou multidões. Em 1953, gravou dois discos pelo selo Todamérica. Ainda naquele ano, assinou contrato com a gravadora Columbia. No ano seguinte estreou com o samba "Palácio de pobre", de Alfredo Borba e José Saccomani, e a marcha "Criado mudo", de Alfredo Borba. Em seguida, o cantor fez sucesso com o slow-fox "Blue gardênia", de B. Russel e L. Lee, com versão de Antônio Carlos. A música foi tema de um filme de Hollywood e abriu as portas para o estrelato do cantor.

Depois disso, não demorou muito para o Cauby se transformar em ídolo. Ele entrou para o elenco da Rádio Nacional e dois anos depois, já era o cantor mais famoso do rádio. Cauby chegou a ter as roupas rasgadas por admiradores mais fervorosos.  Em 1995, gravou o CD "Cauby canta Sinatra" ao lado de grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Zizi Possi, e de uma estrela internacional, Dionne Warwick. Em quase sete décadas de carreira, Cauby lançou mais 140 discos. O mais recente se chama “A bossa de Cauby Peixoto”e foi lançado em 2015
 
A ultima apresentação do artista ocorreu dia três de maio, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Cauby cantou ao lado da amiga Angela Maria. Eles estavam fazendo uma turnê para comemorar os 60 anos de carreira. O enterro do artista está previsto para esta segunda-feira, às quatro e meia da tarde, no Cemitério Congonhas, em São Paulo.
 
Reportagem, Bruna Goularte
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.