PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
LOC: Cerca de 11 milhões de famílias vão ser chamadas ao longo de 2017 para atualizar as informações declaradas ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Esta é a maior atualização que já foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. As famílias que estão há mais de 2 anos sem atualizar as informações, farão a Revisão Cadastral. Já as que apresentaram diferença entre a renda declarada ao Cadastro Único e o que consta em outras bases de dados do governo federal farão parte do processo de Averiguação Cadastral. De acordo com o Secretário Nacional de Renda e Cidadania, Tiago Falcão, qualquer alteração, como mudança de endereço, renda, escola dos filhos ou composição familiar deve ser comunicada e mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, as famílias precisam atualizar ou confirmar os dados a cada dois anos para continuar recebendo o benefício.
TEC./SONORA: Tiago Falcão, Secretário Nacional de Renda e Cidadania.
“O Cadastro Único, hoje, é o principal instrumento que o governo federal tem de identificação das famílias mais vulneráveis do país. As informações do Cadastro Único são informações auto declaradas e precisam ser atualizadas pelo menos a cada dois anos ou quando a família tiver alguma mudança, seja na composição, ou quando mudar de cidade, ou quando mudar a sua renda.”
LOC: Esta atualização cadastral é um dos mecanismos de controle da qualidade do Cadastro Único, que reúne informações de mais de 27 milhões de famílias. Segundo o Secretário Nacional de Renda e Cidadania, Tiago Falcão, a ferramenta funciona como porta de entrada para mais de 20 programas do governo federal, entre eles, o Bolsa Família.
TEC./SONORA: Tiago Falcão, Secretário Nacional de Renda e Cidadania.
“Estes processos são para que a gente possa identificar exatamente quais são as famílias mais pobres e vulneráveis do país e que a gente possa direcionar os programas sociais que tem este aspecto da focalização para estas famílias. O Bolsa Família é o maior deles e, portanto, chama mais atenção. Mas não e o único. Ao manter o cadastro atualizado, todos os programas que utilizam informações do Cadastro Único se beneficiam disto.”
LOC: As famílias vão ser comunicadas sobre o prazo para atualizar as informações por meio de mensagem no extrato de pagamento.
Reportagem, Cintia Moreira
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2025 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE