BRASIL: Após reunião com ministros, Temer anuncia investimentos no sistema penitenciário

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Três dias após à tragédia ocorrida no complexo penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, o Presidente da República Michel Temer se pronunciou. Na tarde desta quinta-feira (5), o Presidente se reuniu com alguns ministros e, em seguida anunciou que o governo federal vai investir um valor de R$ 1,2 bilhão de reais em reformas no sistema penitenciário brasileiro. Temer abordou alguns detalhes sobre o valor destinado.
 
SONORA: Michel Temer, Presidente da República
 
''Nós acabamos de destinar 1, 2  bilhão para a segurança pública sendo que de 800 e poucos milhões já destinados a construções de pelo menos 1 presídio por estado brasileiro, mas este presídio deverá ser construído, fisicamente em prédios distintos, 1 para abrigar aqueles que praticam os delitos de maior potencial ofensivo. Outro para abrigar aqueles que praticaram delitos de menor potencial ofensivo.”  
 
REPÓRTER: Segundo Temer, esse investimento faz parte de um plano nacional de segurança pública , que está em fase de elaboração. A intenção do governo é de que esse conjunto de ações também priorize a redução de homicídios e violência contra as mulheres e maior rigor contra os crimes.
 
Ainda nesta quinta-feira, o presidente Michel Temer informou que o governo federal também vai investir uma quantia em bloqueadores de celular em alguns presídios do País.
 
SONORA: Michel Temer, Presidente da República
 
''Também haverá uma liberação de 150 milhões para instalação de bloqueadores de celular em pelo menos 30 por cento dos presídios em cada estado que foram solicitados e isto resultou até das reuniões, solicitados e indicados  pelos próprios secretários da Segurança Pública''.  
 
REPÓRTER: O governo federal ainda comunicou que antes de anunciar os benefícios penitenciários, há uma semana, Temer editou a Medida Provisória (MP) 755 para permitir um acesso direto dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional  (Funpen) aos fundos estaduais e do Distrito Federal.
 
Reportagem, Tayssa Bryto

Receba nossos conteúdos em primeira mão.