BRASIL: 99% de entrevistadas em estudo afirmam ter recebido cantadas na rua; prática é considerada assédio sexual

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Olhares e contato indesejados, assovios, comentários e cantadas de viés sexual fora de hora. Essas são situações constrangedoras que muitas mulheres são obrigadas a enfrentar no dia a dia, na rua, no trabalho ou no transporte público.
 
Em uma pesquisa realizada pelo projeto Think Olga, feita com mais de sete mil mulheres, 99% das entrevistadas afirmaram já terem sido assediadas. Destas, 98% relataram que a cantada ocorreu na rua e 64% delas, no transporte público. Para 83%, a situação é desagradável. 

Poucos sabem que essas práticas são uma forma de assédio sexual e consideradas crimes pela Constituição, enquadradas como importunação ofensiva ao pudor. Aos infratores, a lei prevê aplicação de multa.

Caso alguma esteja sofrendo esse tipo de assédio sexual, a mulher deve registrar um boletim de ocorrência nas delegacias. A Defensoria Pública de São Paulo orienta que as vítimas procurem os policiais militares imediatamente. No número de telefone 180 também é possível fazer a denúncia. 

Com informações do Portal Brasil, reportagem, Tayssa Bryto 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.