BRAGANÇA: TJPA abre o Mês do Meio Ambiente no interior

A coordenadora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará, Evelise Rodrigues, abriu o Mês do Meio Ambiente do Judiciário paraense em Bragança, na semanada passada, dia 1º. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A coordenadora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará, Evelise Rodrigues, abriu o Mês do Meio Ambiente do Judiciário paraense em Bragança, na semanada passada, dia 1º. Ela conversou com os servidores da Comarca sobre gestão consciente e administração pública eficiente, e deu sugestões práticas para reduzir o consumo de energia no Fórum, por meio da análise dos custos médios de consumo de água, de telefonia, de iluminação e uso de papel.

 
SONORA: Evelise Rodrigues, coordenadora do Núcleo Socioambiental do TJPA.
“A gente propôs ao corpo funcional que, de forma unida, a gente consiga reduzir custos para tornar a administração pública mais eficiente, e, de fato, investir onde precisa.”
 
REPÓRTER - A programação na Comarca de Bragança foi organizada a pedido da juíza Danielly Modesto de Lima Abreu, diretora do Fórum, com a participação dos 55 servidores da comarca. A ação foi feita em parceria com a Prefeitura, por meio de suas secretarias de educação e meio ambiente, e com a única cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Bragança, a Coomarca – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Caeté. O objetivo da diretora do Fórum é reduzir os custos de manutenção da Comarca como energia, descartáveis e papel, para evitar o rejeito e o desperdício. Os servidores da Comarca passaram a utilizar copos retornáveis e foi feita a implantação da campanha de coleta de material de difícil reciclagem e de resíduos perigosos e também da carona solidária, para a economia de combustível. Evelise Rodrigues comenta a implantação.
 
SONORA: Evelise Rodrigues, coordenadora do Núcleo Socioambiental do TJPA.
“Esse é um objetivo da gestão do desembargador Ricardo Ferreira Nunes, que não pôde estar presente, mas que pediu a união de todos para que a gente consiga resultados nesse momento de crise, em que a gente precisa fazer do limão a limonada”, disse Evelise.
 
REPÓRTER: Diretor da 1ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Bragança, o servidor Anselmo Oliveira considerou o bate-papo sobre meio ambiente muito importante para estimular novas atitudes em relação à economia de recursos e ao descarte de material.
 
SONORA:  Anselmo Oliveira, diretor da 1ª vara cível e criminal da Comarca de Bragança.
“A gente tem um gasto absurdo de papel, de copo descartável, então a partir de hoje eu acho que criou esse sentimento do desenvolvimento sustentável e, com certeza, sensibilizou todos os servidores para gente mudar nosso comportamento”.
 
REPÓRTER: Em Belém, no dia 9, haverá a oficina de horta em pequenos espaços no prédio-sede, com uso de pesticidas naturais, compostagem e produção de substrato feito com restos de alimentos que se costuma descartar no cotidiano. A oficina será feita também nos fóruns Cível e Criminal. Nos dias 29 e 30 de junho haverá as feiras de produtos orgânicos e das trocas solidárias no prédio sede da Almirante Barroso.
 
Com informações do Tribunal de Justiça do Pará, reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.