BOTUCATU (SP): Frio diminui doações de sangue no Hemocentro de Botucatu

Os estoques de sangue "A" e "O" negativo estão baixos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A rodovia que liga Avaré a Botucatu é bem conhecida pela professora Rita de Cássia, de 53 anos. Há seis anos, ela percorre esse caminho pelo menos três vezes ao ano para doar sangue no Hemocentro de Botucatu. Ele é o mais próximo de Avaré, cidade onde mora. Há pouco tempo a professora perdeu a mãe, que fazia hemodiálise, e sabe bem a importância da doação.

TEC./SONORA: Rita de Cássia Vieira, 53 anos, professora.

“A gente nunca sabe se um dia não vai precisar. As pessoas têm que se conscientizar cada vez mais e aumentar a doação. Doar o sangue é uma coisa que não dói, é tão fácil de fazer e você vai salvar vida com um líquido tão precioso.”

LOC.: O Hemocentro de Botucatu fica a aproximadamente 76 quilômetros de Avaré e atende 36 municípios da região. A estrutura compreende um hemonúcleo, em Jaú, sete agências transfusionais e uma unidade de coleta e transfusão em Tatuí. São coletadas por mês 1.200 bolsas de sangue. Segundo a coordenadora do Hemocentro, Valéria Nogueira, no mês de maio foi registrada uma queda nas doações. E os estoques de A e O negativo estão baixos. Para ela, um dos fatores que influenciou essa queda foram as mudanças bruscas de temperatura.

TEC./SONORA: Valéria Nogueira, coordenadora substituta do Hemocentro.

“Acho que a questão do tempo, essa chuva, o frio, as pessoas ficam desmotivadas para sair de casa e vir doar. Maio foi um mês em que a gente não teve uma resposta muito boa, por isso que nossos estoques estão assim. E a gente tem que ter sempre em mente que esse nosso ato pode salvar uma vida. Realmente.”

LOC.: O Hemocentro de Botucatu atende dentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, localizado na Avenida Professor Mário Rubens Guimarães Montenegro. O horário de atendimento é de segunda a sexta das oito da manhã às quatro da tarde e, aos sábados, das sete ao meio dia e meia. Nos próximos dias o hemocentro vai intensificar as coletas externas com o objetivo de aumentar os estoques. Um veículo adaptado para a coleta de sangue percorrerá os principais bairros da cidade. O hemocentro espera com esta ação aumentar o número de doadores. Para se tornar doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Doe sangue regularmente e ajude quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.