BOQUIM, ESTÂNCIA E ITABAIANINHA (SE): Sobe índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A população dos municípios do Leste sergipano precisa prestar muita atenção ao mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. O número de casos de Chikungunya, por exemplo, assusta os moradores de duas cidades da região. Boquim é uma delas. Segundo boletim epidemiológico estadual, no município, vinte e duas pessoas foram infectadas com a doença, em 2016. Outra cidade que também se preocupa com o número de casos de Chikungunya é Estância. A moradora da cidade, Heide Mariane, de 32 anos, por exemplo, acabou contraindo a virose. A assistente social conta que mesmo tomando os cuidados dentro de casa, não escapou do mosquito.

TEC/SONORA: Heide Mariane, assistente social


“Isso é uma curiosidade, porque, no mesmo período em que eu fiquei doente, mais três pessoas que frequentam a minha casa, inclusive minha mãe, também tiveram os mesmos sintomas. Só que aqui em casa a caixa d'água é tampada e não tem outro reservatório de água além desse. Então, teoricamente, pela nossa casa não justificaria a gente ter essa doença.”

LOC: Assim como Heide, muitas pessoas que não dão chances para o mosquito nascer, acabam sendo infectadas com Chikungunya, Dengue, ou Zika. Por isso, Sérgio de Souza, coordenador de endemias de Itabaianinha, outra cidade da região que apresenta um elevado número de casos de Chikungunya, ressalta que a população tem que fazer a parte dela para combater o mosquito.


TEC/SONORA: Sérgio de Souza, coordenador de endemias de Itabaianinha

“O combate ao mosquito tem que fazer parte da nossa vida, infelizmente. Todos os dias nós temos que nos policiar. A importância da população é grande, porque o dono do imóvel é quem deve fazer a vistoria lá dentro para nos ajudar. Então, nós pedimos a população que nos ajude, porque sozinhos, os agentes de endemias não vão vencer essa guerra.”

LOC: Em Sergipe, mais de seis mil e trezentas pessoas tiveram Chikungunya de 2016 até agora. Dengue e Zika são responsáveis por mais de mil e novecentos casos confirmados em Sergipe. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.