BONITO (MS): Vacinação contra HPV ainda é baixa no município. Meninas entre 11 e 13 anos devem tomar segunda dose

Meninas entre 11 e 13 anos devem ir ao Posto de Saúde da Família, no Centro, de Bonito, para tomar segunda dose da vacina contra HPV, que previne o câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais de trezentas e 60 meninas, entre 11 e 13  anos, que moram aqui em Bonito, foram vacinadas com a segunda dose contra o vírus HPV, devido à movimentação de agentes de saúde. Eles visitaram as meninas e, 60 por cento das  adolescentes que foram imunizadas aceitaram bem o tratamento, que previne o vírus causador do câncer do colo do útero. A coordenadora de Imunização, da cidade de Bonito, Josilene Cristaldo, faz um alerta aos pais que ainda não levaram as filhas para tomar a vacina.
 
SONORA: Coordenadora de imunização – Josilene Cristaldo
 
“Tomem consciência que, você está protegendo a sua filha, visto que hoje, o maior índice de mortalidade entre as mulheres é o câncer de colo uterino. Então, que a mãe se coloque no lugar da filha e, que a proteja. Assim, ela estará provando que realmente ama sua filha.” 
 
REPÓRTER: Para prevenir o vírus HPV é necessário que as adolescentes tomem as três doses da vacina. A segunda, deve ser tomada seis meses após a primeira e, a terceira, cinco anos após a primeira dose. Somente com as três doses, a menina está protegida contra o câncer no colo do útero. O ginecologista do INCA, Olimpio Ferreira, ressalta a importância de todas as doses.
 
SONORA: ginecologista, Olímpio Ferreira
 
“A paciente que toma a vacina regularmente, veja bem, não é só a primeira dose, tem que tomar todas as doses, porque se tomar apenas uma dose, não vai fazer o efeito esperado. Mas, se tomar todas as três doses recomendadas você já reduz 70 por cento dos casos. Eu costumo dizer o seguinte: que a paciente que é informada, sobre a evolução do câncer do colo, só vai ter câncer aquela que quiser.”   
 
REPÓRTER: As adolescentes entre 11 e 13 anos que, ainda não tomaram a vacina devem ir ao Posto Saúde da Família, no Centro de Bonito. O horário de funcionamento é de oito da manhã às seis da tarde. A vacina é gratuita e totalmente segura
 
Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.