BONITO (MS): Notificações de doenças ligadas ao Aedes colocam cidade entre os prioritários

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Bonito está na lista do Ministério da Saúde de municípios prioritários no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. O alto número de notificações por dengue explica essa situação. Até o dia 20 de abril, foram registrados na cidade mais de 500 suspeitas de dengue. Dois possíveis casos de chicungunya também foram contabilizados. Levando em consideração a população de Bonito, de pouco mais de 20 mil e 500 habitantes, o município é classificado pela secretaria estadual de Saúde como de alta incidência de dengue. O gerente estadual do programa de combate ao mosquito, Márcio Luís de Oliveira, lembra que a batalha contra o Aedes é de todos, do poder público e da população.

 

SONORA: Márcio Luís de Oliveira, gerente do programa de combate ao Aedes

 

“Os agentes estão aí para fazer uma vistoria no seu imóvel, para verificar se há focos do mosquito e, acima de tudo, eles estão aí para prestar uma orientação. O cuidado com a sua casa não é propriamente o poder público que precisa fazer. Cada morador tem que ter cuidado com seu próprio imóvel”.

 

REPÓRTER: Em todo o Mato Grosso do Sul, já passam dos 51 mil os casos suspeitos de dengue. São, ainda, mais de mil e 300 de vírus Zika e 290 de chikungunya. Cento e nove gestantes tiveram a contaminação por vírus Zika confirmada. A preocupação de mulheres grávidas com o vírus é maior porque ele pode causar a microcefalia em recém-nascidos. Outras 200 gestantes ainda aguardam o resultado de exames para atestar a infecção por Zika. Para reverter essa situação, o estado conta com aproximadamente seis mil agentes de saúde e endemias para vistoriar imóveis e eliminar, ou tratar, possíveis criadouros. Eles também informam a população sobre os cuidados necessários no dia a dia. Além de Bonito, Alcinópolis, Bandeirantes, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste também estão na lista de municípios prioritários no combate ao mosquito Aedes. Segundo a secretaria estadual de Saúde, o combate ao inseto está mais difícil neste ano devido ao alto índice de chuvas no Mato Grosso do Sul. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, destaca que os cuidados devem ser ainda maiores neste período do ano.

 

SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde

“Historicamente, estamos passando pelo mês que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito”.

 

REPÓRTER: Os cidadãos do Mato Grosso do Sul que tiverem dificuldade de entrar em contato com as secretarias municipais para fazer denúncias ou tirar dúvidas, podem ligar no número 3326-7182. O telefone é da  Central de Atendimento da Secretaria Estadual de Saúde. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika  acesse o site:  combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.