BOM JESUS (SC): Município passa a integrar lista de infestação pelo Aedes no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Por causa da alta ocorrência de dengue, Bom Jesus passou a fazer parte da lista das cidades infestadas pelo Aedes aegypti em Santa Catarina. Com isso, o estado registra 32 municípios com infestação do mosquito. Além da dengue, ele transmite a febre chikungunya e o vírus Zika.

Como a fêmea do Aedes deposita seus ovos em lugares que acumulam água, é preciso manter alguns cuidados para impedir a proliferação e acabar com os criadouros. Evitar o uso de recipientes que juntem água, como latinhas, baldes, jarros e vasilhas, é um passo muito importante. Isso vale também para os objetos que você usa em casa para guardar a água da chuva para molhar as plantas.

A gerente de Vigilância de Zoonoses de Santa Catarina, Suzana Zeccer, dá mais dicas de como os moradores de Bom Jesus podem se proteger do Aedes.

SONORA: Suzana Zeccer, gerente de Vigilância de Zoonoses de Santa Catarina.

“A outra questão importantíssima são as caixas d’água e as calhas, que são os recipientes de preferência do Aedes aegypti. Então as caixas d’água precisam ser vedadas, à prova de mosquito, com tampas completamente assentadas, que não tenham nenhuma pequena abertura que possibilite a entrada do mosquito. As calhas das casas precisam ser limpas para que não acumule folhas e a água fique represada ali. E também a “saída do ladrão”. Se [na calha] tiver saída do ladrão com cano aberto, que se coloque uma tela no tecido para impedir que o mosquito entre”.

Suzana lembra que as vistorias nesses lugares devem ser feitas com frequência, principalmente nas calhas que ficam em locais com muitas árvores ou com muito vento, porque isso facilita o entupimento e o acúmulo de água.  

SONORA: Suzana Zeccer, gerente de Vigilância de Zoonoses de Santa Catarina.

São ações muito simples, mas que são importantíssimas que a população faça, que veja todos os dias no seu ambiente de moradia, de trabalho, de estudo, para evitar que o mosquito se prolifere”.

Faça a sua parte. Não deixe o mosquito vencer essa guerra.

Para saber mais, acesse: www.combateaedes.saúde.gov.br.

Reportagem, Isadora Grespan.

...

Receba nossos conteúdos em primeira mão.