BOM JESUS (RN): Vacinação contra HPV ainda é baixa no município. Apenas 4% das meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas

Segunda dose da vacina contra HPV, que protege contra o câncer do colo do útero, está disponível nos postos de saúde, de Bom Jesus

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Bom Jesus segue na tentativa de conseguir atingir a meta de vacinação contra o HPV. Somente quatro por cento das meninas, entre 11 e 13 anos, da cidade, foram imunizadas. De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, as informações negativas sobre a vacina causaram medo nas jovens e nos pais. A principal preocupação era com supostos efeitos colaterais como desmaios e paralisias. O ministério da Saúde informa que, a única coisa que a vacina pode causar é dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. A vacina é considerada o método mais seguro e eficaz de prevenção contra o vírus. O enfermeiro, Felipe Augusto Ribeiro, destaca que, as jovens precisam tomar as três doses para ficarem imunes.
 
SONORA: Enfermeiro, Felipe Augusto Ribeiro
 
“Prevenção para o SUS, Sistema Único de Saúde, seria bem mais interessante do que a cura porque é muito mais interessante você prevenir uma doença do que você esperar ter que curar. Fazer o esquema completo de vacina é o que vai garantir a eficácia da vacina. Às vezes, você tomou a primeira dose, se você não continuar esse esquema você vai ter tomado aquela furada a toa”. 

REPÓRTER: A vacina também não tem nenhuma relação com incentivar o início da vida sexual das jovens. A imunização é feita nas meninas entre 11 e 13 anos, pelo fato delas, provavelmente, ainda não ter contato com o vírus HPV. A sub-Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, do Rio Grande do Norte, Estela Leal, garante que, a vacina é a forma de prevenção mais segura.
 
SONORA: sub-Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, da secretaria Estadual de Saúde, do Rio Grande do Norte, Estela Leal
 
“Então, essa vacina ela é aplicada muito antes, no caso dessas adolescentes, iniciarem a sua vida afetiva, a sua vida sexual para garantir realmente a sua proteção. Então, não há nenhum estímulo em relação a isso, em função da associação dessa vacina com o início da vida sexual. Não existe nenhum estímulo. O que existe sim é a proteção contra o câncer do colo do útero.”

REPÓRTER: A vacina contra HPV é oferecida em quatro postos de saúde da cidade de Bom Jesus. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às cinco horas da tarde. Para receber a dose, a jovem precisa levar a caderneta de vacinação e o documento de identidade.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.