BOM JESUS DE GOÁS - GO: Adolescentes do município devem se prevenir contra o câncer do colo do útero

Bom Jesus de Goiás, cidade que fica 230 quilômetros de Goiânia, tem um dos menores índices do país de adolescentes vacinadas contra o HPV, vírus causador do câncer do colo do útero. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Localizado no sul do estado de goiano, Bom Jesus de Goiás é um município com uma população estimada em 22 mil habitantes segundo dados do IBGE. A cidade que fica 230 quilômetros da capital Goiânia tem um dos menores índices do país de adolescentes vacinadas contra o HPV, vírus causador do câncer do colo do útero. Na campanha da segunda dose, o município registrou que apenas dois por cento das jovens de 14 anos tomaram a vacina e menos de um por cento no grupo de 11 a 13 anos tiveram acesso à imunização. O número preocupante é resultado do medo de supostas reações a vacina, como explica a técnica em imunização do município Isania Aparecida de Sousa. Segundo ela, a desconfiança afastou as jovens na campanha da segunda dose.
 
SONORA:  Técnica em imunização, Isaura Aparecida de Souza
 
“A primeira dose foi um sucesso, mas já na segunda teve aquele medo, o medo das reações. A gente foi atrás, ligou nas escolas, procurou o diretor, procurou secretário de educação para está repassando. As adolescentes que vinham até a sala para tomar vacina a gente falava da importância, falava com elas para procurar as colegas, orientar pai e mãe.”   
 
REPÓRTER: O Câncer do colo do útero é a quarta causa de morte entre mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Para a especialista é importante que meninas de 11 a 14 anos tomem a vacina, para ela a imunização contra o HPV vai evitar muitos casos de câncer do colo do útero.
 
SONORA: Técnica em imunização, Isaura Aparecida de Souza
 
“é a primeira geração que vai ter a oportunidade de está se livrando do câncer do colo do útero.”
 
REPÓRTER: A partir de 2015, o Ministério da Saúde vai mudar o limite da faixa etária estipulada para tomar a vacina. A dose contra o HPV será aplicada em meninas de nove a 15 anos, como explica o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa
 
“A estratégia no Ministério da Saúde é implantar a vacinação contra o HPV para todas as meninas de nove a 15 anos. Para atingir todo esse grupo nós implantamos em 2014 nas meninas de 11 a 13 anos, em 2015 vamos vacinar as meninas de nove a 11 e a partir de 2016 as meninas com nove anos, as meninas com 13 anos em 2014 estarão com 15 em 2016, então ai a gente já completa a proteção de todo grupo de meninas que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é exatamente o grupo que melhor se beneficia dos benefícios da vacinação contra o HPV.” 
 
REPÓRTER: Em Bom Jesus de Goiás, os postos de vacinação estão abertos para receber as adolescentes no período de férias escolares de oito da manha às cinco da tarde. 

 

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.