REPÓRTER: Localizado no sul do estado de goiano, Bom Jesus de Goiás é um município com uma população estimada em 22 mil habitantes segundo dados do IBGE. A cidade que fica 230 quilômetros da capital Goiânia tem um dos menores índices do país de adolescentes vacinadas contra o HPV, vírus causador do câncer do colo do útero. Na campanha da segunda dose, o município registrou que apenas dois por cento das jovens de 14 anos tomaram a vacina e menos de um por cento no grupo de 11 a 13 anos tiveram acesso à imunização. O número preocupante é resultado do medo de supostas reações a vacina, como explica a técnica em imunização do município Isania Aparecida de Sousa. Segundo ela, a desconfiança afastou as jovens na campanha da segunda dose.
SONORA: Técnica em imunização, Isaura Aparecida de Souza
“A primeira dose foi um sucesso, mas já na segunda teve aquele medo, o medo das reações. A gente foi atrás, ligou nas escolas, procurou o diretor, procurou secretário de educação para está repassando. As adolescentes que vinham até a sala para tomar vacina a gente falava da importância, falava com elas para procurar as colegas, orientar pai e mãe.”
REPÓRTER: O Câncer do colo do útero é a quarta causa de morte entre mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Para a especialista é importante que meninas de 11 a 14 anos tomem a vacina, para ela a imunização contra o HPV vai evitar muitos casos de câncer do colo do útero.
SONORA: Técnica em imunização, Isaura Aparecida de Souza
“é a primeira geração que vai ter a oportunidade de está se livrando do câncer do colo do útero.”
REPÓRTER: A partir de 2015, o Ministério da Saúde vai mudar o limite da faixa etária estipulada para tomar a vacina. A dose contra o HPV será aplicada em meninas de nove a 15 anos, como explica o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa
“A estratégia no Ministério da Saúde é implantar a vacinação contra o HPV para todas as meninas de nove a 15 anos. Para atingir todo esse grupo nós implantamos em 2014 nas meninas de 11 a 13 anos, em 2015 vamos vacinar as meninas de nove a 11 e a partir de 2016 as meninas com nove anos, as meninas com 13 anos em 2014 estarão com 15 em 2016, então ai a gente já completa a proteção de todo grupo de meninas que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é exatamente o grupo que melhor se beneficia dos benefícios da vacinação contra o HPV.”
REPÓRTER: Em Bom Jesus de Goiás, os postos de vacinação estão abertos para receber as adolescentes no período de férias escolares de oito da manha às cinco da tarde.
Reportagem, Henrique Carmo