BOM DESPACHO (MG): Casas que não combaterem os focos do mosquito poderão pagar multa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo a secretaria de Saúde de Bom Despacho, 90 por cento dos focos do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya estão nas residências. Para obrigar as pessoas a manterem as casas limpas e sem possibilidade de proliferação, a prefeitura pode, por lei, notificar os moradores que não tomarem os cuidados necessários. Só este ano, mais de duas mil pessoas foram notificadas.  O Coordenador de Endemias da cidade de Bom de Despacho, Fernando Júnior, explica como a medida é aplicada.


TEC/SONORA:
 Fernando Júnior, Coordenador de Endemias.


“Começamos a trabalhar com notificações. No momento da visita, o agente realiza uma notificação para o morador que o recebeu no imóvel que não queira eliminar o criadouro do mosquito. Essa notificação dá 24 horas para o morador regularizar a situação. Não regularizando a situação, o morador toma uma multa que pode variar de 300 a 800 reais, dependendo da quantidade de foco no imóvel.”

 

LOC: Uma pessoa morreu de Dengue em 2015 em Bom Despacho. Para que isso não aconteça de novo, 15 agentes visitam quase 26 mil residências verificando se há focos do mosquito transmissor. Beatriz Soares, agente de endemias há quatro anos, explica como é a rotina de casa em casa.

 

TEC/SONORA:  Beatriz Soares, agente de endemias

“Nós vamos de casa em casa, nos apresentamos aos moradores, fazemos uma sequência técnica do lado de dentro e fora do imóvel. Olhamos se não existem possíveis focos dos criadouros, orientamos a população do índice alto que está de 4,5. Falamos sobre o perigo que é a Dengue, Zika e Chikungunya. Olhamos caixas d’água e saímos.”

 

 LOC: A ação dos agentes é muito importante, por isso você precisa deixar que eles entrem em sua casa para fazer a vistoria! A responsabilidade é de todos os cidadãos! Cada um fazendo sua parte pode salvar muitas vidas! Para saber mais sobre as doenças transmitidas pelo mosquito acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.